quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Os meus "bichitos" ... comestiveis! ! !

Já tinha comentado que o nosso almoço do dia de Natal foi um Galo e um Frango do Campo enviado com muito carinho pela minha tia, irmã da minha mãe que foi recheado com um delicioso recheio de castanhas e pistácios.



Pois é mesmo esse recheio que hoje vos deixo aqui. Nós adoramos e combinou perfeitamente com a carne macia e deliciosa dos "bichinhos" em questão, mas pode ser perfeitamente usado no recheio do peru, que se for daqueles bem grandinhos convém dobrar as quantidades do recheio.

Recheio de Castanhas e Pistácios

200 g de pão

1/2 l de leite

2 ovos

2 c. (sopa) de pão ralado ( eu usei aromatizado com alho e coentros)

50 g de miolo de pistácio

1o0 g de cebolinhas congeladas

300 g de castanhas congeladas

1 cálice de vinho do Porto

1 raminho de poejos

Sal e Pimenta qb

Amoleça o pão no leite. Esprema-o e coloque-o numa taça. Junte os ovos, o pão ralado, os pistácios, as cebolinhas, as castanhas descongeladas, o vinho do Porto e alguns poejos. Tempere com sal e pimenta a gosto e está pronto.

Preparei os meus "bichitos" para receberem este recheio desta forma:

Na véspera coloquei os ditos num recipiente com água temperado com sal grosso, 2 laranjas e 2 limões cortados em rodelas e 2 folhas de louro. Deixei de molho durante a noite e no dia retirei-o da água e deixei escorrer. Recheei-o e coloquei -o num tabuleiro por cima de uma boa camada de cebolas cortadas ás rodelas e alguns poejos. Reguei com azeite e levei ao forno pré aquecido a 200º C e passados 40 minutos baixei o forno para os 180º C e deixei assar bem.

3 comentários:

Anónimo disse...

ola...entrei no teu blog por acaso e achei super interessante em particular esta receita, vivo U.K. e aqui usa-se mt o peru no forno, fizemos neste natal e ficou mt bom mas o recheio e sempre uma questao e este agradou-me imenso por isso gostava de te fazer algumas perguntas " cozinha nao e o meu forte heeh". as cebolinhas e os pistachios vao inteiros para o recheio? assim que poder vou experimentar. obrigado bjos e continuacao de ideias maravilhosas

Vanda Fernandes disse...

Obrigado e espero que continue a vir me visitar. Quanto à questão que coloca, eu coloco as cebolinhas inteiras e os pistácios picados grosseiramente mas podem ir inteiro tb. Experimente pois fica muito bom.
Bjs

Andreia disse...

Ficou cá com um aspecto...
Delicioso mesmo.
Beijinhos.