terça-feira, 2 de março de 2010

O melhor Bolo de Chocolate ....

... Pelo menos para mim, é claro !!!!





A receita eu peguei num dos programas da Nigella e me deixou de água na boca e com uma vontade enorme de comer uma enorme fatia.... abalou minha dieta e todo o esforço foi esquecido.


Mas, confesso que valeu bem a pena...


250g de chocolate amargo em pedaços pequenos; 125g de manteiga sem sal na temperatura ambiente ( usei margarina ); 4 claras de ovo; 7 colheres de sopa de açúcar; 4 gemas mais 2 ovos inteiros; 5 colheres de sopa de açúcar; raspa de 1 laranja; 2 colheres de sopa de Grand Marnier ou Cointreau; 1 pacote de natas batidas em chantilly; Cacau em pó para polvilhar.


Misture os ovos, com as 5 colheres de açúcar, adicione o chocolate (previamente derretido no microondas e onde misturou a manteiga). Junte Grand Marnier ou o Cointreau e a raspa da laranja e misture bem. Bata as claras até formar espuma e vá juntando as 7 colheres de açúcar uma a uma . Envolva as claras na mistura do chocolate com cuidado.

Numa forma de aro removível, forre o fundo com papel vegetal, não é necessário untar a forma. Deite o preparado e leve ao forno pré aquecido a 180 graus por 40 minutos.

Retire o bolo do forno e deixe-o arrefecer um pouco antes de desenformar.

Uma espécie de cratera vai surgir no meio dele, mas não se preocupe, é exactamente aí que vai colocar, depois de frio, uma camada das natas batidas em chantilly.

Leve ao frio e antes de servir polvilhe com cacau em pó.


Obs: O bolo fica baixo, pois não leva farinha, mas acreditem fica com uma consistência maravilhosa.

Vai uma fatia ?

2 comentários:

Pratos da Bela disse...

Muiot bom aspecto...
Jinhos fofos

Sandra disse...

Será que chega aqui uma fatia à verdadeira popota????

Que lindo aspecto amiga, alias tudo o que fazes tem muito bom aspecto.

Beijo bem docinho em ti.
Sandra Gonçalves