sábado, 28 de fevereiro de 2009

Queques de Iogurte

Estes queques além de serem bem simples de fazer são muito deliciosos e podem ser feitos com iogurtes do sabor preferido.




200 gr de açúcar
5 ovos
100 gr de margarina
2 iogurtes
250 de farinha
1 colher chá de fermento
miolo de nozes; avelãs; framboesas; quadradinhos de chocolate ( opcional)


Coloque a borboleta no copo da Bimby, deite os açúcar e os ovos e programe 5 min. temp.37º na vel. 4. Depois programe mais 5 min. vel.4 sem temperatura.
Adicione a margarina e os iogurtes e marque 1 min. vel.4.
Retire a borboleta, junta-se a farinha e o fermento e envolve 30 seg. vel.4.
Unte formas de queques com margarina e polvilhe-as com açúcar.
Deite o preparado até meio das formas e em cada uma pode colocar nozes, avelãs, framboesas ou um quadradinho de chocolate.
Leve ao forno pré aquecido a 180º.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Homem na Cozinha...

Primeiro que tudo quero dizer que este post é uma homenagem ao meu marido...
Ele que é na maioria das vezes o meu braço direito na cozinha, sendo mesmo algumas vezes ele que comanda as operações e no entanto nunca aparece nem é mencionado...

A verdade é que funcionamos como uma dupla perfeita, organizada nos entendendo ás mil maravilhas.
São muitas vezes neste momentos de inter ajuda que falamos do nosso dia, que rimos de nós mesmos e que fortalecemos o amor que nos une.


Amor um grande beijo e obrigado por existires na minha vida.

Ovos Estrelados

Se é como eu que adoro ovos estrelados, que de vez em quando sente uma enorme vontade de os comer, experimente este truque...


Faça os seus ovos na tostadeira, sem gordura nenhuma e sem salpicos no fogão.


Deixe a tostadeira aquecer, coloque o ovo, tempere a gosto, feche e vá verificando o ponto desejado ...

Fácil e saborosos, para comer, sem abusar é lógico, sem culpa...

Bijuteria Criativa...



Quero divulgar um desafio que a Elsa Carvalho do blog Bijuteria Criativa está a lançar.
E para nossa sorte vai ser sorteada uma prendinha!!!
E como as prendinhas dela são sempre lindas.
Visitem o seu blog e participem no desafio!

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Risoto de Tomate Seco com Passas

Para acompanhar umas belas fatias de Picanha grelhadas fiz este risoto, eu adoro risoto...


Ingredientes

2 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola média bem picada
arroz arbório
1/2 copo de vinho branco seco
caldo de legumes q.b. bem quente
6 metades de tomate seco
passas sem grainha a gosto
50 g de queijo mussarela cortado em cubinhos
queijo parmesão ralado

Reidrate os tomates secos e as passas num pouco do caldo de legumes que será usado para cozinhar o risoto por uns 10 minutos.
Retire pique os tomates em tirinhas e reserve.
Numa panela coloque 1 colher da manteiga e junte a cebola. Quando esta estiver a começar a alourar, acrescente o tomate e as passas e deixe cozinhar por 1 minuto.
Junte o arroz , mexendo sempre para incorporar bem.
Acrescente o vinho, mexa e deixe secar.
Tempere com um pouco de sal e comece o processo de ir juntando o caldo de legumes concha a concha e na medida em que o líquido vai sendo totalmente absorvido pelo arroz, mexendo sempre até que o arroz esteja cozido, mas al dente.
Desligue o lume, acrescente a mussarela e a restante manteiga, misture bem e junte o parmesão ralado.
Sirva imediatamente.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Lombinhos de Salmão Embrulhados


Sobre uma folha de papel vegetal coloque um fio de azeite e legumes a gosto, usei corgete, cenoura, cebola e alho francês tudo cortado bem fininho.



Por cima dos legumes coloque os lombinhos de salmão e tempere com sal, pimenta e ervas aromáticas a gosto. Regue com azeite e feche o papel formando um embrulho.


Leve ao forno por uns 20 minutos e sirva...

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Bom Carnaval...


Caia na folia, brinque, divirta-se, ria muito e principalmente seja Feliz...

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Mais um Franguinho...

Pernas de Frango com Alecrim e Rosmaninho

Esta é mais uma das receitas que foi inspirada da serie "Jamie at home". A receita é de umas pernas de frango que ele assou para fazer uma salada César bem especial...

Então comprei umas belas pernas de frango do campo e tentei fazer algo parecido.

Temperei-as com alho picado, sal, pimenta, raspa e sumo de meio limão, alecrim e rosmaninho bem picadinhos e um fio de azeite envolvi tudo bem e deixei marinar por uma hora. Cortei o limão em rodelas e deixei junto.



Passado esse tempo, cortei fatias de pão rústico e coloquei-as num refractário previamente untado com um pouco de azeite.



Coloquei por cima do pão as pernas de frango e deitei a marinada por cima. Reguei com mais um pouco de azeite e levei ao forno pré aquecido até ficar bem tostadinho.


A meio virei as pernas de frango para que elas ficassem tostadinhas igualmente.





Quando ficou no ponto pretendido retirei as pernas de frango e levei mais uns minutinhos ao forno para tostar bem o pão.

O pão serve de acompanhamento ou então corte-o e utilize-o como crustons na salada para acompanhar o frango. Servi também com umas batatinhas assadas.

Delicioso... o pão fica com um gosto bem especial do frango e o cheirinho a alecrim e a rosmaninho perfumou toda a cozinha...

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Caracol Grelhado de Salsichas - Jamie Olivier



Confesso que sou adeptas dos programas de culinária do chef Jamie Oliver. Gosto do seu jeito descontraído de cozinhar, que nos leva a acreditar que é fácil conseguir bons resultados...

Gosto particularmente desta serie que está a ser transmitida pela SIC mulher " Jamie at home" onde ele nos dá a conhecer uma variedade de pratos confeccionados com legumes da sua fantástica quinta orgânica, que confesso que ter uma igualzinha é o meu sonho.


Quer cozinhados nos mais diversos e originais grelhadores quer no seu lindo forno a lenha todos os pratos confeccionados são de dar água na boca.

Agrada-me particularmente o uso que ele faz das ervas aromáticas, que são uma presença obrigatória na maioria das receitas.


Descobri que o livro desta série já foi lançado, só não sei se já foi traduzido para português. Pois está sem duvida na lista dos livros a adquirir.

E para exemplificar todo este discurso o jantar de hoje foi retirado de um dos últimos programas transmitidos e que por coincidência a Luísa Alexandra publicou hoje no seu blog .


Caracol Grelhado de Salsichas

O passo a passo mais pormenorizado pode ver aqui excelentemente fotografado e explicado.


Eu fiz assim:

Peguei em duas qualidades de salsichas frescas, porco com ervas e peru, desenrolei os nós que dividem as salsichas, de modo a obter uma grande salsicha única, para depois poder enrolar o caracol.



Calquei a carne com a palma da mão para que fique espalmada.













Deitei um pouco de azeite em cima das salsichas, besuntei-as bem temperei com alho, salsa, coentros e alecrim bem picadinhos envolvendo bem.



Depois uni as salsichas e enrolei de maneira a formar um caracol. Prendi com uns palitos de churrasco e coloquei num refractário onde coloquei primeiramente duas cebolas cortadas em fatias e polvilhadas com sal e pimenta.





Levei ao forno até ficarem tostadinhas.
Acompanhei com batata frita cortada em gomos grandes, grelos salteados e laranja cortada em fatias ...






Delicia...Delicia...

MFP- Máquina de fazer pão


Prendinha do Dia dos Namorados, uma delas a outra foi mais romântica....


Provavelmente farto de me ver a namora-la cada vez que ia ás compras e como não me decidia se seria útil ou não a sua compra.... o amor da minha vida resolveu por mim e cá está ela bem instaladinha na minha cozinha.


Bem já tivemos dois pães bem saborosos nas nossas refeições...





Pão de Cereais

Pão Caseiro
Ambos feitos com as farinhas da Nacional onde basta apenas juntar água...
Muitas são as receitas que quero experimentar e de certo muitos são os pãozinhos que vão sair daqui da minha cozinha.

Esparguete Rápido


Uma forma bem rápida de fazer um almoço bem saboroso e em poucos minutos...

O tempo hoje ao almoço era bem pouco, o que acontece muitas vezes então a solução passa por optar por algo bem simples e rápido de fazer.

Coza esparguete ( ou outra massa a gosto) em água temperada com sal e umas gotas de azeite. Depois de cozido escorra passe por água fria e reserve.

Numa frigideira coloque um pouco de azeite, alho picado e deixe refogar ligeiramente, adicione bacon partidinho, uma corgete e duas maçãs tudo cortado bem miudinho, uns cogumelos cortados e deixe cozinhar uns 2 a 3 minutinhos. Junte umas passas, um pouco de vinho branco e deixe apurar.

Adicione a massa, junte se necessário um pouco da água da sua cozedura, deite um pacote de natas, rectifique os temperos, sal e pimenta, e envolva tudo muito bem.

Polvilhe com amêndoa laminada ligeiramente torrada e sirva de imediato....

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Bifinhos de Peru com Laranja


Tempere uns bifinhos de peru com dois dentes alho picado, sal, pimenta, raspa e sumo de uma laranja, um pouco de vinho branco e duas colheres de mel. Deixe marinar um pouco.


Deite um pouco de azeite num refractario, coloque os bifinhos e a marinada e por cima uma nozes de manteiga. Adicione um pauzinho de canela e leve ao forno até estarem douradinhos.


O perfume que saí do forno é simplesmente maravilhoso.




A fonte de inspiração veio daqui ....

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Dom Pomodoro...


A celebração do Dia dos Namorados contou com um agradável jantar no Dom Pomodoro.

Um local encantador onde a decoração do espaço foi pensada de maneira a recriar uma verdadeira “trattoria” napolitana e um divertido grupo de amigos contribuíram para uma noite magnífica.

O ex-libris da casa são, naturalmente, as pizzas cozidas em forno de lenha, uma uma boa carta de vinhos italianos à disposição e uma loja gourmet onde poderá adquirir genuínos produtos regionais, sem duvida factores que fazem deste espaço um local que vale a pena conhecer.







O menu foi variado onde entraram uma variedade de pizzas e massas, acompanhadas por um espumante servido com morangos...


























A nossa sempre atenciosa, amiga Sandra presenteou-nos com um miminho bem amoroso...








Mais um miminho desta vez da sempre divertida Sónia que levou este

bolo de chocolate cheio de corações para a sobremesa...


Uma delicia !


Sem duvida mais um bom momento da Vida....

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Amor...Amor...Amor...

Feliz Dia dos Namorados






"Amor quando é amor não definha


E até o final das eras há de aumentar.


Mas se o que eu digo for erro


E o meu engano for provado


Então eu nunca terei escrito


Ou nunca ninguém terá amado."



Shakespeare


quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Sexo e a Cidade...o filme


Confesso que já algum tempo que queria ver o filme, fã incondicional da série, foi com muita pena que não fui ao cinema vê-lo.

Assim quando o meu marido hoje me trouxe o filme não descansei e tive que o ver logo... logo, logo não, depois de todos se deitarem. Resultado acabei de o ver agora mesmo e confesso que o adorei e como o sono ainda não chegou aproveitei para registar aqui o meu entusiasmo...


«... Sexo e a Cidade é um filme divertido que expõe, em saltos altos, a vida de quatro
nova-iorquinas já bem conhecidas Carrie (Sarah Jessica Parker) , Samantha (Kim Cattrall), Miranda (Cynthia Nixon) e Charlotte (Kristin Davis) estão mais velhas e as suas vidas mudaram mais do que a amizade que as une.
O filme é uma história que a maioria das mulheres identifica (ou sonha) como sua. Não é por isso de estranhar que cada espectadora tenha a sua personagem preferida, aquela com quem se parece mais - independente da cor do cabelo e do facto de nem todas terem a beleza que elas têm. É esse o segredo do sucesso de «Sexo e a Cidade», a sua capacidade de wonderland. Depois, há tudo o resto.
O filme está embrulhado numa falsa frivolidade, que é própria do mundo da moda, da vaidade e das mulheres que usam maquilhagem e vestidos (e também sonham com uns pares de Manolo's Blahnik)... »


Concordo em género numero e grau....

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Bolo de Laranja

Por norma no Inverno tento que o consumo, cá em casa, dos citrinos aumente, afim de ajudar a combater as tão habituais constipações...

O que acaba por ser uma boa desculpa para os utilizar para fazer um Bolinho que são sempre tão reconfortantes.

Muitas são as receitas de bolo de laranja, aqui fica a minha que, por unanimidade , é a preferida da família...


Bolo de Laranja



Ingredientes

4 ovos

200 gr de açúcar

100 gr de margarina

150 gr de farinha

1 colher de chá de fermento

1 laranja

1 iogurte natural

Retire a casca da laranja, sem a parte branca, e coloque-a no copo da Bimby e pulverize 30 seg. vel.5/7/9. Retire e reserve.

Sem lavar o copo coloque a borboleta, e deite no copo os ovos e o açúcar e bata 6min. temp. 37º vel.4, depois volte a bater mais 5 min. vel.4 mas desta vez sem temperatura.

Junte a margarina, ,o iogurte, a farinha e o fermento, misture 30 seg. vel.4.

Deite numa forma previamente untada e enfarinhada e leve ao forno pré aquecido a 180º até estar cozido, teste com o palito.

Desenforme, sirva polvilhado com canela em pó e acompanhado por natas batidas.

Se preferir o bolo mais húmido ferva o sumo da laranja com uma colher de açúcar e regue o bolo.


terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Carne de Porco à Alentejana

Este é um dos pratos típicos da cozinha portuguesa que mais apreciou..


Ingredientes


1 Kg de carne de porco cortada em cubos
4 colheres de sopa de massa de pimentão
6 dentes de alho picados
2 folhas de louro
sal e pimenta q.b.
1 copo de vinho branco
1 dl de azeite
2 colheres de sopa de banha
500 g de amêijoas
coentros para polvilhar
1 limão
batatas para fritar aos cubos

Tempere a carne com o alho, o louro, a pimenta, uma pitada de sal e a massa de pimentão.
Mexa bem a carne de modo a que o tempero fique bem distribuído.
Regue com o vinho branco, tape e deixe marinar durante um dia no frigorífico ou pelo menos umas 3 a 4 horas.

Coloque o azeite e a banha numa frigideira leve lume e quando a gordura estiver quente coloque a carne. Deixe alourar, mexa bem a carne e quando estiver bem tenra adicione as amêijoas bem limpas sem areia, tape com uma tampa e deixe as amêijoas abrirem.

Entretanto, frite as batatas cortadas em cubos.
Por fim junte as batatas fritas à carne, polvilhe com coentros picados e sirva decorado com o limão cortado em quartos.


Bom Apetite

Velas mais duradouras ...


Adoro velas, confortam-me dão-me uma sensação de tranquilidade e conferem ao ambiente um clima sensual. Tenho velas espalhadas por toda a casa e acendo-as quase todos os dias o que me leva ao propósito de escrever estes post...

As velas gastam-se com facilidade e por isso adorei a dica que descobri em relação a ter velas mais duradouras...

O truque é, para que elas não derretam tão depressa, devem ser passadas por água salgada, antes de serem usadas. A medida é de duas colheres de sopa, de sal, por cada vela.

Fácil e se também não dispensa uma velinha acesa experimente, eu já fiz nas minhas....

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

... e Virou outra Coisa.

Desde sempre foi meu lema que nada se pode estragar, confesso que deitar comida fora me deixa irritada comigo mesma e então nos tempos que correm reutilizar e inventar são duas palavras que fazem todo o sentido.


Assim o que fazer perante, uma boa posta de bacalhau, 3 batatas cozidas, 2 ovos cozidos que sobraram do jantar de sábado...



Hipóteses mil, a escolhida ....





Bacalhau no Forno com Cebolada e Castanhas...




Preparei uma cebolada com azeite, 2 dentes alho picados, duas cebolas grandes cortadas em fatias fininhas e sal.

Deixei refogar bem e juntei-lhe as castanhas, que foram previamente fervidas. Lasquei o bacalhau cozido retirando todos as espinhas, cortei as batatas em rodelas grossas, e os ovos em rodelas( ambos cozidos) .

Num refractário coloquei um pouco da cebolada com castanhas, por cima o bacalhau, depois as batatas, os ovos e por fim o resto do cebolada.

Reguei tudo com mais azeite e polvilhei com pão ralado aromatizado com alho e coentros.

Levei ao forno pré aquecido para tostar e no fim acompanhei com grelos salteados em azeite e alho.

"Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma"

Antoine Laurent Lavoisier

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Bolachinhas de Chocolate e Nozes




Mais umas bolachinhas de chocolate, mas desta vez com nozes...


Ingredientes


100 gr de chocolate em barra
50 gr margarina
150gr açúcar
100 gr nozes
1 ovo
30 gr farinha
50 gr leite


Deite no copo da Bimby o açúcar, o chocolate em barra partido em pedaços e as nozes. Pulverize uns segundos vel. 5/7/9 .

Junte os restantes ingredientes e bata 1 min, vel. 5.

Com uma colher retire porções desta massa e coloque no tabuleiro, deixando espaço entre si. Leve ao forno previamente aquecido a 200º durante 15 min. aproximadamente.
Depois de prontas retire do forno polvilhe com açúcar em pó e com a ajuda de uma espátula retire-as e coloque-as em cima de uma folha de papel para arrefecerem.



Antes
e
Depois

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Lombos Salmão com Broa e Castanhas


A inspiração veio do magnifico blog da Luísa Alexandra, uma receita excelente á qual apenas juntei umas castanhas que tinha congeladas.
Adorei o resultado....

Eu fiz assim ( pode conferir a receita original aqui )

Primeiro temperei os lombos de salmão com sal, pimenta e um pouco de raspa de limão a gosto e deixei ficar por uma hora.

No copo da Bimby coloquei broa, cebola, alho e salsa e piquei, primeiro com uns toques de turbo, depois 15 seg., vel. 5-7-10.

Derreti um pouco de manteiga e passei os lombos de salmão primeiramente na manteiga derretida e depois na mistura da broa de modo a ficarem bem empanados.

Coloquei os lombos num pirex, em volta destes coloquei batatinhas pequenas que foram ligeiramente cozidas e as castanhas. Coloquei umas nozinhas de manteiga por cima e levei ao forno pré aquecido 230º.

Servi acompanhado de uma boa salada verde e de um óptimo vinho branco.

Tudo de bom........

Almôndegas no Forno...

Quase como todos os miúdos, os meus filhos adoram almôndegas.
O problema é que eu não sou lá grande apreciou daquelas bolinhas de carne cozinhadas em molho normalmente de tomate.

Afim de solucionar esse problema fui experimentando várias receitas até chegar a uma que fosse do agrado de todos.
Nesta busca cheguei a duas versões que são sem dúvida as mais apreciadas cá em casa.
Aqui deixo a primeira....



A receita é muito simples...

No copo da Bimby coloco tomate, cebola, alho, salsa e um punhado de nozes. Pico tudo bem picadinho e junto á carne moída tempero com, sal, pimenta e um pouco de cominho.

Junto 1 ou 2 ovos conforme a quantidade e pão ralado envolvendo tudo até obter uma liga homogénea e possível de moldar.

Faço as bolinhas e coloco-as num tabuleiro de forno untado com um pouco de margarina. Rego-as com um pouco de azeite e levo-as ao forno até ficarem tostadinhas.

Entretanto preparo o molho. Refogo ligeiramente num pouco de azeite cebola e alho junto tomate maduro, um pouco de polpa de tomate e tempero com, sal, pimenta preta moída na altura e um pouco de manjerona. Deixo apurar.

Quando as almôndegas estiverem quase prontas rego com o molho e levo mais uns minutinhos ao forno.

Sirvo com batata frita e uma boa salada verde.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Bolo Frutado..

A receita veio do blog da Luísa Alexandra , a necessidade a mesma, gastar umas maçãs que estavam pedido desesperadamente utilização.

O bolo é óptimo com uma textura húmida e muito aromático.



A receita eu segui a original , quase na integra, dentro de ( ) as minhas alterações.




Ingredientes:


2 Laranjas
2 Limões ( usei apenas 1 limão)
1 Cenoura
4 Ovos
150 gr. de Açúcar
2 Iogurtes de Aroma ( só coloquei 1 e natural )
100 gr. de Margarina
200 gr. de Farinha
1 colher (de chá) de Fermento em Pó
4 Maçãs (pequenas)
Canela em Pó




No copo da bimby coloque as cascas das laranjas e do limão e pulverize 30 seg, vel. 5-7-10, adicione a cenoura e triture 15 seg. vel. 5-7-10.


Retire e reserve.


Sem lavar o copo coloque a borboleta, adicione os ovos, o açúcar e programe 4 min. vel. 4, temp. 37º. Depois dé mais 4 min. vel. 4 , sem temperatura.


Retire a borboleta, adicione o iogurte, a margarina e a cenoura com as cascas pulverizadas.
Misture tudo programando 15 seg. vel. 4.


Por fim adicione a farinha e o fermento, misturando 15 seg. vel. 3.


Unte uma forma de aro amovível com margarina e polvilhe com farinha
Coloque na forma as maçãs previamente descascadas e cortadas em pedaços pequenos e polvilhe generosamente com canela em pó.


Deite a massa sobre as maçãs e leve ao forno pré-aquecido a 190º.

Depois de cozido ( teste com o palito) e desenforme.


Se preferir regue o bolo com uma calda feita com o sumo das laranjas e dos limões e com açúcar, tudo fervido no microondas, eu optei por usar só o sumo das laranjas.







Vai uma fatia....

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Pizza Massa Pan...


Esta é sem dúvida, para mim claro, uma das melhores massas de pizza. A massa fica alta e fofa e bem parecida com a da Pizza Hut.

A receita veio do forum da Bimby
Como cá em casa adoramos queijo, faço quase sempre a rolling piza.


Ingredientes para a massa

200 gr de agua
3 colh. de sopa de leite em pó magro
1 colh. sopa de açúcar
2 colh. sopa de azeite
1 colh. chá de sal (5gr)
400 gr de farinha de trigo
20 gr de fermento de padeiro (ou 1 pc de fermipan)



Colocar a agua, a levedura, o açúcar, o leite em pó e o azeite no copo da Bimby e programar 1m, temp 37º, veloc 3.
Juntar a farinha e o sal e programar 2m, veloc. espiga.
Deixar a massa levedar 30m, tapada e em lugar seco.
Retirar o ar da massa, mexendo um pouco com as mãos.
Untar uma forma e esticar a massa com as mãos, deixar levedar mais 45m, em lugar seco e tapada.


Depois coloca- se queijo cortado em cubos em volta e vira-se a massa em volta do mesmo para o tapar.



O recheio é a gosto....

Neste caso: molho de tomate, fatias de queijo, fiambre, cogumelos, azeitonas verdes, banana, queijo ralado e oregãos a gosto.

Bom Apetite...

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Apesar do frio e da chuva....

..... foi um fim de semana magnífico.



Fomos passar este fim de semana com uns amigos que têm casa na zona de Castelo Branco mais propriamente para Póvoa de Rio de Moinhos.





Fim de semana muito bem passado, onde não faltou uma mesa farta com tudo confeccionado em forno a lenha, uma excelente companhia e onde nem o frio nem a chuva nos demoveram de passear afim de ficar a conhecer um pouco esta linda aldeia.

















Um lugar a conhecer....