quinta-feira, 26 de março de 2009

Leite Creme

Mais uma das sobremesas que estiveram presentes no almoço de aniversário do meu marido.

Esta é a minha receita que faço desde sempre e que é muito apreciada pelos amigos, incluindo a minha querida amiga Sandra que até nem era apreciadora de Leite Creme... esta foi a pensar em ti, tu sabes !!!



Ingredientes

1,5 L de leite meio gordo 12 gemas 280 g de açúcar 5 colheres de sopa de maisena 1 casquinha de limão

Açúcar para polvilhar e queimar

Num tacho, aqueça o leite com o açúcar e a casca de limão. Numa tigela bata as gemas ligeiramente. Desfaça a maisena num pouco do leite e junte ás gemas, mexendo bem.

Quando o leite começar a ferver, retire a casca do limão e junte-o ao preparado das gemas em fio e mexendo sempre. Leve novamente ao lume brando, mexendo sempre até engrossar.

Verta o preparado numa travessa e deixe arrefecer. Quando estiver frio, polvilhe com açúcar a gosto e queime com um ferro próprio, ou na falta deste, com uma colher aquecida no bico do fogão.

Sirva frio.

Versão Bimby

Junte todos os ingrediente e programe 12 min. Temp. 90º vel. 2 . Retire a casca do limão e deite numa travessa, deixe arrefecer, polvilhe com açúcar e queime.

2 comentários:

ameixa seca disse...

Adoro leite creme! É daquelas sobremesas de infância que ficam para sempre :)

Sandra disse...

Pois sei amiga do coração que fizeste este maravilhoso leite creme pensando em mim ... e que bom que estava ... Meus Deus ... OBRIGADO. Beijocas docinhas com sabor a leite creme. Sandra Gonçalves