quinta-feira, 5 de março de 2009

Hortinha...

Mais pesquisa e mais plantinhas escolhidas.


Cebolinho



Planta aromática originária da China, pertencente à mesma família da cebola e do alho, embora de sabor mais fino e discreto.
O Cebolinha possui folhas muito finas, cilíndricas, semelhantes às das cebolas e forma pequenos bolbos. O cebolinho tem várias flores que estão agrupadas numa cabeça globular ou umbela. A cor vai desde o rosa até ao púrpura. O fruto é uma cápsula, com sementes de cor preta, muito parecidas com as da cebola.


Cultivo

O Cebolinho prefere sol ou sombra parcial , solos bem drenados, férteis e frescos.
É resistente ao frio, a temperatura óptima para a produção varia entre os 17Cº e os 25Cº.
Deve ser regado de forma regular, pois é essencial para manter as folhas do Cebolinho verdes.
Para o colher deve-se cortar as folhas sempre que necessário a 5 cm do solo.


Uso Culinário

O cebolinho fresco é um excelente aromatizante de saladas, omeletas, sopas, queijo fresco ou requeijão, manteiga aromática, batatas assadas, pratos e molhos feitos de ovos.
Deve ser, sempre que possível, cortado à tesoura e não picado e adicionado aos pratos cozinhados mesmo no último momento para que o seu sabor não se perca.


Uso Medicinal

O cebolinho tem propriedades, anti-helmíntica ( agem localmente para expelir os vermes do trato gastrintestinal), digestiva, diurética, hipotensora.
É indicado para desintoxicação de fumadores, doenças das vias respiratórias, gripe, hipertensão, mau funcionamento dos rins, problemas digestivos.


Curiosidades

A planta do cebolinho é utilizada para elaborar produtos para repelir os pulgões, míldio, pragas e fungos que impedem o desenvolvimento normal das culturas. Pode-se preparar uma infusão com as folhas para expulsar estes fungos e pragas.



Coentros



Planta herbácea, anual, de uns 60 cm de altura, de ciclo curto. Tem caule fino, redondo, oco e ramificado. As suas folhas são de cor verde clara. As superiores estão divididas e as inferiores formam numerosos folíolos arredondados ou ovais com lóbulos e longos pecíolos. As flores são brancas ou rosadas, pequenas e aromáticas.
Cultivo
Os Coentros semeiam-se no seu lugar definitivo desde meados da Primavera até príncipios do Verão, em fileiras com uma separação de cerca de 30 cm.
Querem sol e preferem solos de texturas franca ou franco-arenosa, com boa drenagem e a rega deve ser regular.
As flores são colhidas quando as sementes passam do verde ao castanho. As folhas apanham-se quando necessário. Os caules penduram-se voltados de “cabeça” para baixo num local fresco, ventilado e á sombra. Depois de estarem secos, sacodem-se em cima de um pano ou dentro de uma saca para recolher as sementes.
Pode se conservado se colocar as sementes após a colheita em local ventilado a secar e guardar em recipientes herméticos. Conservar as folhas no frio ( frigorífico).
Uso Culinário
As folhas frescas podem ser utilizadas na confecção de alguns pratos. Usa-se em carnes assadas, legumes e molhos. As folhas, as raízes, os caules e as sementes desta erva, fortemente aromática, têm gostos levemente diferentes. As folhas frescas são bonitas e dão imediatamente um gosto exótico a qualquer prato, se forem adicionadas antes de servir; também são excelentes em saladas e como guarnição. Pode cozinhar as raízes e os caules nos estufados e sopas, mas retire-as antes de servir.
As partes utilizadas são o caule, as folhase as sementes.
Uso Medicinal
Os coentros têm propriedades anti-séptico, anti-espasmódico, excitante, estimulante e cicatrizante.
É um bom estimulante da mucosa gástrica, pelo que se utiliza no tratamento de doenças do sistema digestivo e melhora as digestões lentas.
Utiliza-se para o tratamento dos problemas de gases.
Curiosidades
A nível externo utiliza-se pela sua acção analgésica em forma de loção ou pomada para tratar o reumatismo.

3 comentários:

ameixa seca disse...

Semeei cebolinho duas vezes e não deu nada! Coentros tb semeei, rebentaram mas estão a queimar todos. Vou tentar semear novamente agora na Primavera :)

Elsa de Carvalho disse...

Oi!

Adorei a ideia da hortinha em casa!
Para além de dar muito jeito, deve dar uma alegria enorme á cozinha!
Se por acaso souberes onde comprar o vaso...

Bom fim de semana

Cal Moreira disse...

Adorei seu blog e adoraria que visitasse o meu, o Maça do Amor (blig.ig.com.br/primeiramordida). Depois me diga o que achou.
Um abraço
Cal Moreira