terça-feira, 3 de março de 2009

Hortinha....

Segunda plantinha

Salva / Salvia

A salva ou salvia como também é conhecida é uma planta vivaz, que pode atingir cerca de 60 cm de altura, bastante ramificada, com um caule lenhoso. As folhas da Salva são de superfície rugosa. A floração da Salva ocorre no final da Primavera ou Verão. Toda a planta exala um agradável odor característico. Pela sua aparência vistosa e decorativa, a salva também é utilizada como ornamental.


Cultivo

Quanto á luz prefere sol, pelo menos durante uma parte do dia, podendo ser conduzida à meia-sombra. A Salva prefere solos bem drenados, secos, leves. Adapta-se a vários tipos de solo com excepção do argiloso e prefere uma temperatura temperada-quente mas é resistente ao frio.
Deve ter regas controladas pois a Salva não necessita de muita água.A Salva propaga-se por semente e estacas. As partes utilizadas são as folhas, as flores e as sementes.


Uso Medicinal

Anti-sudorífica, anti-inflamatória, desinfectante, anti-depressiva, anti-espasmódico.
Indicada na inflamação de garganta, sinusite, tónico e estimulante da digestão, contra inapetência, edema, infecções da boca, aftas, tosses, bronquites. Ajuda a fazer a digestão e é anti-séptica, fungicida e ajuda a combater a diarreia. O chá é bom para as gengivas inflamadas, além de aliviar diabetes e sintomas de menopausa. Diminui suor excessivo e é restauradora de energia, tendo poder tonificante sobre o fígado. Usada também para depressão, tremores e vertigens


Usos Culinários

A Salva pode ser usada para rechear aves, misturar com cebola, cozinhar com carnes gordurosas (porco, pato e salsichas). Dá um bom vinagre aromatizado e uma óptima manteiga de ervas. Faz deliciosos pães. Substitui o louro na aromatização de carnes e cozidos, principalmente os gordurosos, podendo também ser usada para temperar patês de queijo e peixes. A manteiga aromatizada com salva dá um realce especial aos assados.

Curiosidades

Na aromaterapia, o óleo essencial de salva é indicado para a cabeça e cérebro activando os sentidos, a memória e fortalecendo os nervos.

A Infusão de Salva é um bom adstringente para pele oleosa e escurecedor de cabelos. A infusão também é boa para combater a caspa e inflamações do couro cabeludo.

Sem comentários: