quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Caracol Grelhado de Salsichas - Jamie Olivier



Confesso que sou adeptas dos programas de culinária do chef Jamie Oliver. Gosto do seu jeito descontraído de cozinhar, que nos leva a acreditar que é fácil conseguir bons resultados...

Gosto particularmente desta serie que está a ser transmitida pela SIC mulher " Jamie at home" onde ele nos dá a conhecer uma variedade de pratos confeccionados com legumes da sua fantástica quinta orgânica, que confesso que ter uma igualzinha é o meu sonho.


Quer cozinhados nos mais diversos e originais grelhadores quer no seu lindo forno a lenha todos os pratos confeccionados são de dar água na boca.

Agrada-me particularmente o uso que ele faz das ervas aromáticas, que são uma presença obrigatória na maioria das receitas.


Descobri que o livro desta série já foi lançado, só não sei se já foi traduzido para português. Pois está sem duvida na lista dos livros a adquirir.

E para exemplificar todo este discurso o jantar de hoje foi retirado de um dos últimos programas transmitidos e que por coincidência a Luísa Alexandra publicou hoje no seu blog .


Caracol Grelhado de Salsichas

O passo a passo mais pormenorizado pode ver aqui excelentemente fotografado e explicado.


Eu fiz assim:

Peguei em duas qualidades de salsichas frescas, porco com ervas e peru, desenrolei os nós que dividem as salsichas, de modo a obter uma grande salsicha única, para depois poder enrolar o caracol.



Calquei a carne com a palma da mão para que fique espalmada.













Deitei um pouco de azeite em cima das salsichas, besuntei-as bem temperei com alho, salsa, coentros e alecrim bem picadinhos envolvendo bem.



Depois uni as salsichas e enrolei de maneira a formar um caracol. Prendi com uns palitos de churrasco e coloquei num refractário onde coloquei primeiramente duas cebolas cortadas em fatias e polvilhadas com sal e pimenta.





Levei ao forno até ficarem tostadinhas.
Acompanhei com batata frita cortada em gomos grandes, grelos salteados e laranja cortada em fatias ...






Delicia...Delicia...

2 comentários:

ameixa seca disse...

Põe delícia nisso! Fica com um visual super original :)

Luísa Alexandra disse...

O teu caracol ficou excelente!
Parabéns