terça-feira, 6 de janeiro de 2009

O meu Peru ...

Imponente reinou na nossa mesa no almoço de Natal...


A receita veio da revista Mulher Moderna na Cozinha nº 93 de Dezembro de 2003, foi certamente um dos melhores recheios que já fiz. Efectuei algumas pequenas alterações que, quanto a mim resultaram na perfeição...
Aqui deixo a receita original com as minhas sugestões.
Ingredientes
1 peru 3 a 4 Kg ( o que comprei tinha por volta dos 5 Kg)
1 limão ( usei 2)
3 laranjas
1 c. (sobremesa) pimenta branca em grão ( coloquei da preta em grão)
2 carcaças (preferi 3 fatias de broa de milho)
0.5 l de leite
500gr de carne de porco picada ( ao qual eu adicionei um pouco de chouriço e bacon picadinhos)
2 maçãs
150g de tâmaras ( não usei a quantidade toda, apenas coloquei 6 tâmaras médias)
2 dl de vinho do Porto
3 cebolas
2 c. (sopa) de salsa picada
2 ovos
1 raminho de tomilho
100g de margarina
água,sal e pimenta q.b.
Passo a passo
  1. Depois de bem limpo, coloque o peru a marinar em água com limão, sumo de 1 laranja, sal, e pimenta em grão pelo menos por 24 horas. (Fiz esta operação na ante-véspera do dia de Natal).
  2. Na véspera, ensope bem a broa no leite e, de seguida, esprema e misture à carne picada. Descasque as maçãs, retire-lhes o caroço e corte-as em cubinhos. Descaroce também as tâmaras e pique-as. Adicione ao preparado da carne, misture bem regue com o vinho do Porto e envolva bem.
  3. Depois de bem envolvido, junte uma cebolas previamente picada, a salsa e os ovos. Amasse energicamente, tempere com sal e pimenta e reserve no frigorífico.
  4. Retire e escorra o peru da marinada. Comece por recheá-lo, através da cavidade junto ás pernas. Com as sobras do preparado, preencha a zona do pescoço.
  5. Ate as pernas do peru com fio próprio ( usei os meus novos "atilhos ", veja aqui) e vire as asas para trás. Distribua, pelo tabuleiro as restantes cebolas cortadas em rodelas.
  6. Barre o peru com a margarina e polvilhe com o tomilho. Leve ao forno, a 200º C até constatar que está assado no interior e bem tostadinho. ( O meu levou cerca de 4 horas)
  7. Sirva decorado com as restantes laranjas entretanto fatiadas.

Os acompanhamentos foram Arroz de pinhões e açafrão, batatinhas assadas com bacon e alecrim e salada de tomate. Para beber vinho tinto Piriquita e branco Quinta d' Alorna.

Bom Apetite...

1 comentário:

mesa para 4 disse...

O teu perú tem um excelente aspecto imagino o sabor...beijinho