sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Amizade !!!


Por vezes não sabemos o que é amizade, e nos questionamos o que é ser amigo.


Hoje em dia com o corre corre da vida e com as dificuldades que todos nós sabemos e sofremos quase que não se tem amigos.


Os amigos acabam por ficar perdidos pelo caminho....


E muitas vezes temos a amizade de onde menos se espera... pessoas que não se conhecem tem atitudes que demonstram carinho e cuidado para com os outros.


Algo que hoje em dia todos temos falta...


Mas ser amigo não é dizer a tudo que sim, ser amigo é aceitar o outro como ele é, com defeitos e com as virtudes que todos temos.


É dar na cabeça quando fazemos mal e dar um mimo quando precisamos.....


Viva a amizade....



Façam amigos e sejam FELIZES...

HALLOWEEN






Acabadinha de fazer e já na janela...




Não sendo um dia com muito significado em Portugal, o Halloween é em muitos países um dia cheio de tradições. Halloween vem de Dia de Todos os Santos. Este diz-se em inglês All Hallows Day. A noite anterior a este dia é muito importante, por isso Halloween é uma abreviatura de All Hallows Even - "Noite de Todos os Santos"!
Conta a tradição que, acreditava-se que na Noite das Bruxas os fantasmas voltavam à Terra em busca de alimento e companhia para levarem para o outro mundo.
Assim, as pessoas pensavam que encontravam almas penadas se saíssem de casa nessa noite.
Por isso, para não serem reconhecidas pelos fantasmas, usavam máscaras quando saíam de casa, para serem confundidas com espíritos que andavam à solta a tentarem apanhar almas vivas.
E para manter os espíritos longe de casa, as pessoas colocavam tigelas de comida à porta para os satisfazer e os impedir de entrar.
Também para se proteger, carregam lanternas, porque acreditavam que a luz e os fantasmas não se davam lá muito bem... Uns são da noite e das trevas (escuridão e morte) e a luz significa a vida.


O uso da abóbora iluminada, chamada "Jack o' Lantern" (Jack da Lanterna), no dia do Halloween surgiu com os irlandeses, que são um povo religioso, mas muito supersticioso.
Diz a lenda que, depois da sua morte, um homem chamado Jack foi proibido de entrar no Paraíso porque em vida era muito avarento. Mas as portas do Inferno também lhe foram fechadas porque ele enganou o Diabo!
Sem ter para onde ir, foi condenado a andar na escuridão.Por isso implorou ao demónio que acendesse umas brasas para iluminar o seu caminho e, dessa forma, foi-lhe entregue um pedaço de carvão incandescente.
Para ver o caminho, Jack colocou o carvão dentro de um buraco de nabo.
De início, usava-se o nabo, mas quando os irlandeses chegaram aos Estados Unidos, encontraram pouquíssimos nabos no campo, mas como havia abóboras em abundância, fizeram a substituição.


A tradição de dar doces, guloseimas e frutas veio dos duendes (e da Irlanda), que eram considerados maus (!) pelos antigos celtas. Nessa noite eles gostavam de pregar partidas ("tricks") aos humanos.
Para lhes agradar e evitar as suas maldades, as pessoas deixavam doces e frutas ("treats") à porta das suas casas.
Daí surgiu a famosa frase "trick ou treat" que dizem as crianças norte-americanas (e canadianas) quando celebram o Halloween, o Dia das Bruxas, e pode ser traduzida como "presentes ou partidas".


Em Portugal, é no dia de Todos os Santos, que de manhã bem cedinho, as crianças saem à rua em pequenos grupos para pedir o "Pão por Deus".
Passeiam assim por toda a povoação e ao fim da manhã voltam com os seus sacos de pano cheios de romãs, maçãs, doces, bolachas, rebuçados, chocolates, castanhas, nozes e, às vezes, até dinheiro!


Ao pedir o "Pão por Deus", cantam-se as seguintes cantilenas enquanto se anda de porta em porta:



"Pão por Deus,


Fiel de Deus,


Bolinho no saco,


Andai com Deus."


Quando os donos da casa dão alguma coisa:


"Esta casa cheira a broa


Aqui mora gente boa.


Esta casa cheira a vinho


Aqui mora algum santinho."


Quando os donos da casa não dão nada:


"Esta casa cheira a alho


Aqui mora um espantalho


Esta casa cheira a unto


Aqui mora algum defunto."



segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Despedidas !...


Despedidas...
Despedidas são assim,
têm cara de chuva que inunda,
têm cara de noite que retira a luz,
têm cara de perda de algo que nunca se teve...
Vêm simplesmente,
e apenas vêm...
Tira dos olhos o brilho,
tira-nos algo de bom,
algo de nosso,
algo de alguém...
E apenas vêm...
Despedidas doem,
arrebatam-nos a alma,
trazem a tristeza à tona...
A lágrima aflora no rosto.
O peito estoura de tanta dor.
E apenas vêm...
Despedida,
dos que vão pelo ciclo natural da vida,
dos que vão sem opção,
e dos que infelizmente têm que ir.
Dos que a vida distanciam,
por tudo o que reside nela,
pela hora,
e pela situação errada...
Pela vontade da Vida.
E apenas vêm...
Alguém sai da sala das nossas vidas...
Tchau, até um dia...
Dedicado à memoria do meu tio António Ferrúcio... 19 Junho 1950/26 Outubro 2008

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Parabéns Fer !!!

Passando os olhos, meio á pressa que o tempo por aqui tem sido escasso, pelos meus blogs favoritos, não poderia deixar de prestar aqui uma simples mas muito sentida homenagem á querida Fer do blog Chucrute com Salsicha que faz hoje oito anos que nos encanta escrevendo nos seus blogs.

Fonte de inspiração para muitos e senhora de vários talentos tem na forma de escrever e na arte das fotografias um dom que a mim me encanta.



Parabéns e Parabéns mesmo, que venham mais oito e mais oito e muitos mais oitos.........


Se já conhece volte, se não conhece corra para como o grande chefe de cozinha Chakall diz :

"Sucesso Garantido..."

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

O Corre ... Corre

Eu sei... eu sei, ser mulher, mãe, profissional, dona de casa e sei lá mais o quê, não é fácil.

Mas por favor tem dias que parece loucura total...
Assim ando eu e sem tempo para vir aqui falar um pouco. Mas acreditando que tudo tem o seu retorno vem aí de certeza muita coisa boa. E não se esqueçam de, mesmo na correria o favor de serem felizes.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Dia Europeu da Segurança Rodoviária


13 de Outubro comemora-se o dia Europeu da Segurança Rodoviária, simbolizada com uma mega operação, que visou a verificação das condições de segurança em que são transportadas os mais pequenos. Foram vários os pontos, um pouco por todo o país, onde se observaram, principalmente junto a estabelecimentos de ensino, as brigadas de fiscalização.
É de louvar esta campanhas de sensibilização para os cuidados a ter quando se transporta crianças.
Ficam aqui alguns conselhos.

10 CONSELHOS PARA UMA VIAGEM MAIS SEGURA!

1. Utilize sempre uma cadeirinha para os seus filhos em todas as viagens de carro. Os acidentes podem acontecer mesmo em percursos pequenos, dentro das cidades e a velocidades baixas.
2. Antes de iniciar a viagem verifique que a cadeira está bem fixa ao automóvel (sem folgas na fixação) e ajuste os cintos internos.
3. Guarde as malas, mochilas e outros objectos na bagageira do carro ou noutros compartimentos fechados ou onde possam ir presos.
4. Adeqúe a velocidade às condições existentes (estado da estrada, climatéricas, visibilidade) e ao ambiente envolvente. Reduza a velocidade para, no mínimo 30 km/h, perto de escolas e zonas residenciais.
5. Dê prioridade de passagem aos peões e não estacione em cima dos passeios ou em segunda fila. Não obrigue crianças, idosos, famílias com carrinhos de passeio, cegos ou pessoas que se deslocam em cadeiras de rodas, a usar a estrada para se deslocar.
6. Em viagens longas, faça paragens frequentes para as crianças brincarem e beberem água. Aproveite também para descontrair e descansar.
7. Nunca deixe as crianças sozinhas no carro mesmo que estejam a dormir. Poderão acordar assustadas e tentar sair.
8. Garanta que todos os adultos utilizam cinto de segurança e regule o encosto de cabeça (deve ficar acima da linha dos olhos).
9. Em passeios a pé dê o exemplo: ande do lado esquerdo da estrada de frente para os carros,atravesse nas passadeiras e em locais com boa visibilidade, utilize materiais reflectores nas roupas e mochilas.
10. Em passeios de bicicleta utilize o capacete e restante equipamento de protecção, nomeadamente, materiais e equipamentos que aumentem a visibilidade da bicicleta. Se circula com crianças prefira locais onde não exista trânsito automóvel.
Seja Cumpridor e Boa Viagem !!!

12 de Outubro...

Puxa já foi há 36 anos......


( imagem retirada da net)


É verdade, este domingo, comemorei o meu aniversário. Reuni uns amigos para um jantar cá em casa. Foi tudo bem simples, mas muito divertido.

Família, amigos, boa comida, melhor bebida e muita, muita felicidade o que se pode pedir mais nesta vida ?

Que venham mais 36, senão melhores que sejam como estes....


Pensamento...



" Se todos nós fizéssemos as coisas de que somos capazes, ficaríamos espantados connosco mesmos."


quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Vidinha Atribulada...

Por vezes, existem alturas que a correria é tanta que os dias passam e sentimos que temos feito tanto, mas que ainda há tanto por fazer.



Não tem sido fácil, estes meus últimos dias, se contar com o azafama do dia a dia entre trabalho, casa, ir buscar os filhos, ajudá-los nos trabalhos da escola e ainda se acrescentar o iniciou de uma nova etapa profissional, com formações e mais formações, os meus dias, neste momento, deveriam ter pelo menos umas 30 horas...



Mas, seguindo a minha máxima que tudo o que se pede e acreditam tem retorno, vai certamente compensar todo este esforço.

Mesmo nesta roda viva, sobra sempre um espacinho para fazer um mimo aos meus companheiros de luta diária, aos quais sem eles nada disto valeria a pena, o meu pessoal cá de casa.


Premiado-os com um delicioso bolinho de chocolate para a sobremesa do jantar ...

Bolo de Chocolate




A receita é muito simples e com a ajuda da Bimby torna-se super rápido, o resultado fantástico.

Coloquei para derreter 1 tablete de chocolate, meio amargo, com 160 gr. de manteiga no copo da Bimby, temperatura 100º, 3 minutos, velocidade 1.
Juntei 160 gr. açúcar, 110 gr de farinha e 3 ovos, programei 10 segundos, velocidade 4.
Deitei a massa num tabuleiro quadrado, untando e enfarinhado, por cima espalhei um pouco de nozes partidas grosseiramente e levei ao forno pré- aquecido a 180º. O tempo confesso que não cronometrei, mas é bem rápido. Depois de 10 a 15 minutos faça o teste do palito e retire se verificar que ele tem consistência mas se encontra um pouco molhadinho por dentro.
Servi com natas batidas.

Bom Apetite

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Lendo e Adorando...

Recentemente li algo que gostaria de partilhar....






« Sem sonhos, as perdas tornam-se insuportáveis.

As pedras dos caminhos tornam-se montanhas.

Os fracassos transformam-se em golpes fatais.

Mas se você tiver GRANDES SONHOS...

Os erros produzirão crescimento.

Os desafios produzirão oportunidades.

Os medos produzirão coragem.


Assim diga todos os dias...


NÃO DESISTO DOS MEUS SONHOS »

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Pesquisando...

Andando na roda habitual pelos meus blogs favoritos, pesquisando algumas ideias para o meu jantar de aniversário que está para breve, encontrei estas fofuras, no blog do Rainhas do Lar, que têm tanto de simplicidade como estão carregadas de bom gosto....
Acho que vou seguir a ideia...























São destas coisas, que me convencem que menos é sempre mais...