quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Espetadinhas de Peru com Abacaxi

Retirada da revista Saberes e Sabores ( nº168 Fevereiro 2008 ) fiz estas espetadinhas de peru com abacaxi para o nosso almoço de hoje.


Gostei da combinação dos temperos e da rapidez de execução !!





Para repetir sem dúvida...





Espetadinhas de Peru com Abacaxi


Para 4 pessoas

400 g de peito de peru em cubos
sa, pimenta, alho moido a gosto
1 colher (chá) de cominhos em pó
1 colher (sobremesa) de colorau
1/2 abacaxi
100 g de tomate cereja
Margarina

Ligue o forno a 180º C.

Tempere a carne com o sal , a pimenta e o alho moido a gosto. Junte os cominhos e o colorau e misture bem.
Descasque o abacaxi e corte-o em pedalços. Lave o tomate cereja.

Monte as espetadinhas, em espetos pequenos, com os cubos de carne alternando com os pedaços de abacaxi e o tamote cereja.

Coloque as espetadas num tabuleiro de forno e coloque nozinhas de margarino por cima.
Leve ao forno durante cerca de 15 a 20 minutos, virando as espetadas de vez em quando.


Acompanhei com uma boa salada verde....

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Bem Portugueses... Pastéis de Nata!!!



Hoje ao folhear um jornal, deparei com uma noticia que me encheu de orgulho do meu País e da gente dele que se encontra espalhada por esse mundo fora...


Inaugurado recentemente em Talin, capital da Estónia, um café - restaurante Português, com o nome de Vasco da Gama, torna-se o primeiro deste sector a chegar aos países bálticos.
Dando assim a conhecer o melhor da nossa gastronomia. Exemplo disso são os tão famosos pastéis de nata que se tornaram a nova atracção da cidade...


E sinceramente quem é que conseguiria resistir a isso ?


Parabéns pela iniciativa e que o nome de Portugal possa estar sempre ligado apenas a coisas boas...


E, já agora não vá eu ter aberto o apetite a alguém, deixo aqui uma receita, não a original, mas a que eu por vezes faço cá em casa e que me agrada bastante.


Ingredientes


Massa folhada
0.5 l de leite meio gordo
275 g de açúcar
35 g farinha maizena
1 pitada de sal
1 colher ( chá) de margarina
1 ovo
5 gemas
1 vagem de baunilha
1 casquinha de limão


Deixe a massa folhada fora do frio por umas horas, pois esta deve estar à temperatura ambiente quando a for trabalhar.
Estenda a massa numa superfície polvilhada de farinha com a ajuda de um rolo até ficar o mais fina possível.
Sacuda o excesso de farinha e pincele um dos lados da massa com água.
Recorte rodelas de massa e forre forminhas deixando o lado molhado para fora, pressionando bem com a ponta dos dedos.


Prepare o creme, colocando o leite ao lume com a margarina, a casquinha de limão e as sementinhas da vagem de baunilha ( abra a vagem com uma faquinha e raspe as sementinhas que se encontrar no interior).
À parte junte a farinha com o açúcar e o sal.
Quando o leite levantar fervura, adicione-o à mistura de farinha mexendo muito bem.
Retire do lume, deixe arrefecer um pouco e adicione o ovo e as gemas. Misture bem.
Passe esta mistura por uma peneira e encha as forminhas, tendo atenção para não as encher até cima, senão o creme verte para fora.
Leve ao forno até ficarem cozidos e tostadinhos, o tempo varia conforme a temperatura do forno que quanto mais alta for melhor.
Pode servir polvilhados com açúcar em pó e canela....

Podem não ser os originais, mas garanto que ficam muito saborosos e cá em casa são bem apreciados ....









domingo, 27 de janeiro de 2008

É isso mesmo !!...

Ao andar pelo blog http://www.chucrutecomsalsicha.com/ , que é um dos blogs que mais adoro,
principalmente a maneira como escreve a sua autora, Fer Guimaraes Rosa, á qual deixo os meus sinceros parabéns, encontrei a descrição perfeita de como me sinto em relação ao facto de adorar cozinhar. E sem querer roubar os créditos da autora do texto passo a citar na íntegra o que ela, tão bem, escreveu...

"Pois é, eu nem sou aquela cozinheira de mão cheia que faz pratos maravilhosos e saborosos. Na cozinha eu sou aquela que se esforça. Queimo comida, salgo demais, substituo quantidades e ingredientes e enfrento as consequências, me queimo, me corto e tropeço no tapete com uma forma de caramelo quente na mão.....

Não sou perfeita, não sou gourmet, não freqüento restaurantes finos, mas ADOOORO falar de comida, ler sobre comida e até timidamente arriscar pratos e receitas mas elaboradas. Minha cozinha é inventiva, no sentido que eu invento um monte de modas. Às vezes dá certo, mas nem sempre. Gosto de comer orgânico, comprar ingredientes de qualidade, sou a rainha das novidades e das gadgets inúteis. "

Pois, é isso mesmo !!!

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

A Minha Massa Carbonara !!!

Sou, verdadeiramente amante de massas, gosto das infinitas possibilidades de pratos que permitem criar e sem dúvida das muitas combinações possíveis de sabores.

Mesmo confeccionada da maneira mais simples, o resultado é sempre sem dúvida muito saboroso.

Assim aconteceu hoje, tendo só como companhia o meu filhote mais novo para jantar, resolvi fazer uma massa que ele gosta muito e confesso que também é uma das minhas predilectas... Carbonara!!!


Fácil...Fácil assim do jeito que eu faço.

Para duas pessoas :


Coza em água com sal 150 gr de massa da sua preferência ( hoje usei penne). Numa frigideira deite um pouco de azeite e aloure ligeiramente um dente de alho bem picadinho, em seguida junte 1 embalagem de bacon picado e deixe fritar um pouco. Numa tigela junte 1 embalagem de natas, queijo parmesão ralado a gosto e 2 gemas de ovo, mexa bem . Adicione a massa previamente escorrida ao bacon e deite a mistura das natas-queijo-gemas e mexa bem. Tempere com sal e pimenta preta a gosto.

Sirva polvilhado com queijo.

( Na minha coloco sempre um pouco de miolo de noz, pois simplesmente eu gosto e pronto...)



Bem e não é todos os dias que a mãe deixa comer no tabuleiro, no sofá e bem em frente da tv... Dias em que os mimos são muitos, fazer o quê !!!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Bolo de Milho

Para acompanhar o jantar que fiz para a rapaziada, lá do trabalho do meu marido fiz este bolo, pela primeira vez e que gostei bastante do resultado.

Além de ter a particularidade de ser feito no liquidificador, o que o torna bem fácil e rápido de fazer ainda fica um bolo bem fofinho e não muito doce.



E acabei por não resistir e comer dois pedacinhos, acompanhados por um cafézinho...

Simplesmente perfeito !!!


A receita eu vi aqui http://discipulanacozinha.blogspot.com/


Ingredientes

Colocar no liquidificador 1 lata de milho, 1 lata de leite condensado, 1 colher de margarina, 50 gr de coco ralado, 2 chávenas de farinha e 2 ovos inteiros, deixe misturar bem.

Em seguida adicione 1 colher de sopa de fermento em pó e misture.

Coloque numa forma previamente untada e enfarinhada e leve ao forno pré aquecido a 180 º até ficar douradinho.

Eu fiz o meu num tabuleiro, depois cortei em rectangulos médios e polvilhei-os com coco ralada.

Rapazes espero que tenham gostado do mimo.....

A lasanha do Sr. Santos !!!!

O meu marido trabalha por turnos, o que faz com que de duas em duas semanas faça o horário da noite e consequentemente tenha que jantar no serviço.


Então, durante essa semana, ele e os colegas questionam: então o que vamos jantar hoje ?

E entre as poucas variações, que passam pelo frango assado , as entremeadas e as pizzas, o cardápio vai girando, até ficam saturados e desanimados.

Então eu, com penas dos rapazes e muitas outras vezes a pedido dos mesmos, lá lhes faço uma refeição especial, verdadeiramente caseira, quentinha e, vejam o luxo, entregue ao domicilio, quero dizer, ao local de trabalho... ups espero que nenhum chefe deles leia isto!!!

Assim, lá saiu hoje da minha cozinha directamente para a rapaziada trabalhadora uma enorme lasanha, que já não é a primeira vez que lhes faço, mas que hoje foi em doce reforçada a pedido de um grande apreciador e que da ultima vez se queixou que não pode repetir a terceira vez.... Não foi assim sr. Santos ?



E como lasanha é um dos prato, cá por casa bastante apreciado, acabei por ter que fazer em doce dupla e a foto é da que foi servida cá em casa, hoje no jantar.

A minha receita é muito fácil e rápida de preparar ficando bem cremosa que é do jeito que nós gostamos.


Deixo-vos a minha receita e que normalmente faço para 4 pessoas.


Refogue num pouco de azeite, 1 cebola picada e 2 dentes de alho bem picadinhos.
Deixe alourar um pouco e junte a carne ( que pode ser da sua preferência, eu uso normalmente carne de vaca moída juntamente com meio chouriço de carne, que lhe confere um certo gostinho. ) Deixe a carne dourar até ficar bem soltinha . Adicione então os temperos; sal e pimenta a gosto eu gosto de juntar um pouco de cominhos moídos. Envolva bem e regue com um copo de vinho branco, junte molho de tomate ( da sua preferência) e deixe apurar um pouco.
Entretanto numa tigela misture 2 pacotes de molho bechamel com 2 pacote de natas, tempere com um pouco de noz moscada moída na altura e mexa bem.
Unte com um pouco de margarina um refractário e deite um pouco do molho de bechamel e natas, para cobrir o fundo, por cima coloque a massa ( eu uso massa fresca para lasanha, que a meu ver fica mais macia) e em seguida a carne. Por cima da carne espalhe uns nozitos de queijo creme, tipo Filadelphia ou parecido, e repita outra vez e sequência: Bechamel - Massa - Carne e Queijo Creme . Para terminar coloque uma camada de massa e por cima molho bechamel. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno até ficar douradinha.

Bom Apetite!!

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Quero uma dessas para mim...

Andando a pesquisar na net sobre cozinhas, pois isto de estar a remodelar a cozinha requer muita recolha de informação, fiquei encantada e confesso com muita inveja( mas sei que Deus vai me perdoar, tenho a certeza) quando vi essa que certamente será a cozinha perfeita para muitas, que como eu adoram cozinhar.


Agora eu penso, se num espaço que não tem mais que 5 m por 3 m, que é o caso da minha, eu consigo passar horas e horas, com certeza numa dessas aí eu até me esqueceria de ir dormir para o quarto!!!
Fora de brincadeira, uma pessoa que tem uma cozinha assim só pode gostar muito de cozinhar, ou não?

Bem, só me resta sonhar e pensar que um dia, sim um dia que eu não sou pessoa de desistir facilmente dos meus sonhos, eu vou ter uma cozinha dessas aí.

Por agora, tenho que me contentar com a minha que também vai ficar linda e sonhar com essa todas as noites!!!

Bolo na Caneca !!!

Já perdi a conta, em quantos blogs eu já vi esta receita.


A verdade é que de tão falada e aprovada, fiquei com curiosidade de também eu experimentar !



E assim fiz.



Confesso que me surpreendi e que realmente no espaço reduzido de 5 minutos tenho um bolinho quentinho para acompanhar o lanche da rapaziada cá de casa.


Aprovado, mais que aprovado!!!


A receita na versão chocolate, que foi a escolhida por cá....


Ingredientes:


4 colheres de sopa de farinha
4 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de chocolate em pó
1 ovo
3 colheres de sopa de leite
3 colheres de sopa de óleo


Coloque na caneca a farinha, o açúcar e o chocolate e misture bem . Adicione o ovo e mexa com um garfo e por fim junte o leite e o óleo, mexa bem por alguns instantes. Leve ao microondas em potência máxima durante 3 minutos.



Está pronto a ser servido !


segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Tarte de Legumes e Bacon

Aproveitando o facto de ainda poder cozinhar, pois as coisas já estão a começar a sair das rateleiras dos móveis mas o fogão, por enquanto, ainda continua em funcionamento, fiz esta tarte, que mais parece um bolo salgado, de legumes para o almoço de hoje que servi acompanhado de uma salada.
Almoço saboroso e bem leve a combinar com o clima de regime que tentamos viver cá por casa!!!



No liquidificador junte 2 chávenas de farinha, 2 chávenas de leite, 1 chávena de óleo, 3 ovos, 1 colher (sopa) fermento em pó, 3 colheres (sopa) queijo ralado, pitada de sal.
Bater bem e reserve.
Numa tigela coloque o recheio a gosto, no meu caso eu juntei, 1 lata peq. de cogumelos laminados, 1 embalagem de fiambre aos quadradinhos, 1 embalagem de quadradinhos de bacon, 1 lata peq. de ervilhas cozidas, 1 lata peq. de milho e salva picadinha.
Misture a massa, ligue tudo muito bem e rectifique os temperos.
Deite numa forma untada e forrada com papel vegetal. Leve ao forno até estar cozida e douradinha.
Dica: Pode fazer, num tabuleiro e depois de desenformar deixe esfriar um pouco, corte em pequenos quadrados e sirva como entrada.

Socorro !!! Obras em casa....

Verdade seja dita, que qualquer mulher gosta de mudanças em casa. Retira daqui, coloca acolá, e se o espaço ajudar em poucas horas viramos tudo ao contrario sem o mínimo esforço.


Mas quando pensamos em obras em casa, imaginamos logo aqueles dias sem fim de sujeira, pó, cimento e sem lá mais o quê, por todo lado em cima de tudo e por muito que se tente calafetar, tapar e limpar a verdade é que são dias de perfeita tortura .


Mas fazer o quê, quando realmente se quer muito uma coisa, a solução única possível é carregar doces grandes de paciência, levar tudo na desportiva e tentar visualizar sempre o objectivo final, para que assim tudo pareça suportável e aceitável.




Assim estou eu, a carregar a minha paciência na potencia máxima, pois cá por casa as obras vão começar e digo-vos que estou super contente pois finalmente vou ter cozinha nova, novinha , reforma completa ....



Tarefa que não tem sido nada fácil.
Desde a escolha dos móveis com as mais de mil combinações possíveis, até ao palmilhar meia cidade em busca de ladrilho para as paredes e para o chão, que nos pareça o ideal, que a bem da verdade tem que juntar muitos itens importantes: preço, qualidade, tamanho, gosto e sem lá mais o quê, o que a maioria das vezes não acontece, para desespero de qualquer orçamento, as muitas horas de discussão cá em casa para decidir onde fica cada item, detalhe muito importante e que acaba sempre por gerar diversas opiniões....

E já para não falar da dificuldade da escolha de cores, padrões ...etc Meu Deus quantas opções ...

Pois bem, com este espírito, por enquanto, de contentamento declaro aberta a época da bagunça cá em casa...


Vamos ver no que isto vai dar!!!

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Torta Salgada de Massa Folhada

Ontem o jantar, foi de total improvisação e saiu esta torta de massa folhada que eu vi no site http://www.rainhasdolar.com/index.php?itemid=1796#c , que ficou uma delicia e que permite utilizar um cem numero de variações no recheio.

É super simples e bem rápida de fazer.

Eu usei massa folhada fresca, essa mesmo que vem enrolada já pronta a utilizar. A maioria vem com o formato redondo mas no Lidl existe em rectangular.

Abri a massa e barrei-a com uma boa camada de Cream cheese, por cima coloquei tomate em pedacinhos, meia cebola picadinha, peito de peru defumado, cogumelos laminados, milho, azeitonas verdes sem caroço e polvilhei com queijo ralado. Enrolei a massa em forma de torta e pincelei-a com uma gema de ovo e polvilhei com salsa picada.
Levei ao forno, em forma untada com margarina, cobri com papel de alumínio e deixei por 15 minutos, depois retirei o papel alumínio e deixei mais 15 minutos até ficar tostadinha.
Servi com uma salada verde.

Bom Apetite

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

O Bolo da Patricia...

Estes dias em Espanha, foram muito passados na cozinha na preparação do menu, servido na festa da minha sobrinha...

Mas, entre tudo o que fiz, o que me deu mais prazer de fazer foi este bolo, que baptizei como o Bolo da Patrícia e que para além de ter ficado muito bonito foi bastante apreciado por todos.

A receita é simples e para a massa escolhi uma massa de bolo de amêndoa.
Para confeccionar este bolo, fiz 3 tabuleiros de massa e para cada tabuleiro foi necessário:

Ingredientes para a massa

350 g de miolo de amêndoa sem pele
300 g de margarina
400 g de açúcar
12 ovos
250 g de farinha
2 colher de café de fermento

Juntei as gemas com o açúcar e bata bem até obter creme . Adicionei a margarina e bati mais até incorporar bem . Em seguida, junte a farinha, o fermento e a amêndoa ralada e incorporei tudo sem bater. Por fim adicionei as claras batidas em castelo e envolvi-as delicadamente na massa.
Levei ao forno numa forma rectangular untada com margarina e polvilhada com farinha.
Depois cozido, retirei do forno e desenformei sobre uma superfície lisa. Deixei arrefecer e só depois de frio é que efectuei a montagem e a decoração.

Para a decoração usei:

1 litro de natas
6 colheres de sopa bem cheias de açúcar
Corante alimentar liquido na cor verde
Coco ralado( que foi previamente colorido de verde com corante alimentar )
Florezinhas feitas de açúcar nas cores rosa e branco

Bati as natas com o açúcar até obter chantily, adicionei o corante alimentar aos poucos até obter a cor desejada.

Montei o bolo, cortando as massas de forma a obter o efeito de uma pirâmide, barrei-o depois muito bem com o chantily e alisei todos as superfícies com a ajuda de uma faca.

Depois de todo barrado polvilhei com o coco colorido, que ajudou a esconder algumas imperfeições.

Finalizei a decoração colocando algumas flores pequeninas em volta das várias camadas do bolo.

Para colorir o coco, coloquei-o num recipiente e fui deitando pequenas gotas de corante mexendo bem para uniformizar a coloração. No fim de obter a cor desejada, deite-o num tabuleiro e deixe-o secar, para evitar que fique húmido.
Só depois é que usei-o na decoração.

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Viagem a Espanha...Alicante


Estive uns dias fora, mais propriamente em Alicante. Digamos que foi uma junção entre trabalho e prazer, isto é, fui em trabalho para a realização de um jantar para comemorar um acto importante e aproveitei para rever a família, já que esse acto importante foi para a minha sobrinha, que juntamente com a minha cunhada o marido e o meu sobrinho moram em Alicante.Sobre o evento podem acessar ao blog http://stillopresentes.blogspot.com/ onde vem todos os pormenores.
Todos os dias foram passados todos a trabalhar, ora na decoração, ora la elaboração do menu, tendo ficado só o domingo para relaxar e passear um pouco. Pessoalmente gosto muito de Alicante, onde passo muitas vezes férias, principalmente no Verão onde a temperatura da água do mar é fabulosa.

Mas a bem da verdade Alicante tem outros atractivos para além das praias e embora sendo uma cidade com um ritmo de vida bastante acentuado, é por outro lado uma cidade onde se pode viver uns dias bem descontraídos, onde ajuda realmente a boa maneira dos espanhóis que parecem viver sem pressas com um gosto especial para gozar bem a vida.

Sendo assim no Domingo aproveitamos para fazer um bonito passeio por Alicante começando a nossa caminhada pela bonita Explanada de España, rodeada de palmeiras e lotada de explanadas, onde aproveitamos para tomar um café.

Fomos na direcção à Plaza Puerta del Mar, a Explanada contorna a extremidade do bairro antigo, chamado de “el barrio”. É nele que está a prefeitura, na Plaza del Ayuntamiento, uma praça de arcadas. Subindo a ladeira, encontramos o pequeno bairro de Santa Cruz, composto de bonitas casas caiadas.
No final da Explanada há um banco de areia com bons restaurantes e bares que funcionam até tarde da noite e mais à frente está a Playa del Postiguet, praia longa, de areia fina e branca.


Olhando para o morro Mount Benacantil, vemos o marco da cidade, bem no alto: o Castillo de Santa Bárbara, um castelo construído pelo mouros e destruído muitas vezes no decorrer da história. As suas paredes, o calabouço e as torres são uma verdadeira mistura de estilos, desde o gótico até o renascentista, sem contar o elevador moderno instalado para levar os turistas da praia até o castelo.
Foi um dia bem passado ... e como o que é bom acaba depressa já estamos outra vez em casa, esperando que venham rápido os próximos dias que nos permitam viajar.

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

As minhas iluminárias.

No Natal fiz umas iluminárias que, quanto a mim ficaram muito bonitas.

Quando andei a arrumar os efeites natalinos, lembrei-me que não as tinha mostrado aqui e resolvi então colocar agora.


Esta, fiz para mim.


Esta, foi para oferecer á minha amiga Sandra.
Espero que gostem !!!

Parabéns a você...

Quero deixar aqui um beijo para uma amiga muito querida, pelo aniversário do seu filhote...



Bem amiga já passou 10 anos !!!



Francisco um beijo grande dos tios, emprestados mas do coração, pelo teu aniversário e que a vida te dê sempre o melhor....


Feijoada de Gambas

Hoje foi dia de feijoada !!!

Estava prometido...e o que se promete é para se cumprir!!

A verdade, é que já estava prometido à algum tempo, uma feijoada de gambas para um grupo de colegas e amigos do meu marido, mas só agora foi possível realiza-lo.

E assim hoje, reunimos cá em casa éramos 7 e entre garfadas, copos e gargalhadas tivemos um almoço de terça feira bem agradável e diferente do habitual .


As preparações começaram cedo, pois apesar de sermos poucos, este pessoal a comer não brinca em serviço.



A preparação



do



repasto...



Tudo caprichado pois os rapazes também têm direito...


E só vos digo, no tacho não sobrou nada para contar história...


Como dizia a minha avó " abençoados rapazes" !!!


Deixo aqui a receita da maneira como eu faço, com as medidas para 4 pessoas.



Feijoada de Gambas




250 g feijão manteiga
500 g camarão médio com casca
1 embalagem de delicias de lagosta
4 dentes alho
1 cebola
50 g bacon
50 g chouriço-de-carne
2 tomates maduros
1 cenoura
3 c. sopa azeite
1 ramo coentros
1 malagueta
1 folha louro
1 copo vinho branco
4 cebolinhas
sal e pimenta q.b.


1. Primeiro coza o camarão com as 2 cebolinhas com casca, 2 dentes de alho inteiros, e metade do raminho de coentros em água temperada com sal. Depois de cozido, retire o camarão e descasque-o e reserve a água da cozedura.

2. Faça um refogado em azeite com 2 dentes de alho picados, a cebola bem picadinha, a folha de louro e a malagueta. Depois junte o bacon, partido aos quadradinhos, o chouriço cortado ás rodelas , o tomate e a cenoura cortas . Regue depois com o vinho e deixe cozinhar.

3. Entretanto, adicione camarão descascado ao refogado inicial.

4. De seguida, regue com a água da cozedura do camarão coando-a através de um passador de rede. Rectifique os temperos e deixe cozinhar mais um pouco.

5. Separadamente, coza o feijão (já demolhado) em água temperada com sal e as restantes cebolinhas. Depois de cozido, escorra o feijão e junte-o ao preparado. Reserve uma pequena porção deste. Mexa, rectifique os temperos e deixe cozinhar mais um pouco.

6. Triture os feijões que reservou e acrescente à feijoada. Deixe apurar bem e sirva de imediato, decorando com coentros picados.


De sobremesa fiz uma baba de camelo que fez as delicias do nosso amigo Ramos que teve direito a repetir e tudo...

Baba de Camelo
Bata 6 gemas com a batedeira, junte uma lata de leite condensado cozida e misture bem. Em seguida bata 6 claras em castelo firme
e envolva-as no preparado anterior delicadamente.
Deite em tacinhas e leve ao frio.
Fácil...fácil e super deliciosa !!!
Para terminar foi servido um café acompanhado por uma bagaceira lá da terra, feita pelo meu tio...
Nota final, dada pelos rapazes, 20.
Assim sim, dá vontade de repetir, que venha a próxima ementa....

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Dia de Reis

Hoje foi dia de Reis, isto é ontem pois já passa das 24.00 h, mas não queria deixar de lembrar aqui este dia que para nós não è tão significativa como em certos países onde é uma verdadeira festa.

O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele dia em em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita dos três Reis Magos, Belchior,Gaspar e Baltazar e que ocorrera no dia 6 de Janeiro.
Nesta data, encerram-se para os católicos os festejos natalinos - sendo o dia em que são desarmados os presépios os pinheiros de natal e são retirados todos os enfeites natalinos.



Pois bem , aqui em casa, comemorou-se o dia de Reis com um almoço em família, que foi finalizado com um café acompanhado de uma deliciosa fatia de Bolo Rei.




Da parte da tarde, então foi altura das arrumações. Desmonta-mos o nosso pinheiro de Natal e arruma-mos todos os enfeites, dentro de umas bonitas caixas que comprei no IKEA.


Confesso que adoro ver a casa enfeitada, mas passado este tempo sabe-me muito bem ver outra vez a minha casa "arrumadinha"... se é que me faço entender!!!
Espero que todos tenham tido um Feliz Dia de Reis....








sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

De volta à cozinha!!!

Verdade seja dita que depois de tanta comida feita, e também comida, para ser mais verdadeira ainda, os dias que se seguem ao Natal e Fim do Ano, deixam-me sem vontade nenhuma de cozinhar. Digamos que entro em estágio onde os primeiros dias do ano tem como palavra de ordem , encomendar ou comer fora.

E assim foi, uns dias afastada da minha cozinha tendo regressado só hoje às minhas panelas.

E para a reentrada escolhi uma receita de bacalhau que é bastante apreciada cá em casa e que é muito simples de fazer, como convém sempre.

Aqui fica a receita para 4 pessoas



Bacalhau à senhor Prior

Coza 1 kg de batatas, com a pele e 4 ovos.
Ferva água com 1 folha de louro e 1 dente de alho esmagado e verta-a por cima de 4 postas de bacalhau demolhado. Tape o recipiente e deixe repousar, durante 30 minutos.
Passado esse tempo, limpe-o de peles e espinhas e separe-o e, lascas.
Retire a pele às batatas e corte-as em rodelas.
Descasque os ovos e corte-os, também às rodelas.
Disponha, alternadamente, camadas de bacalhau, batata e ovo.
Tempere cada camada com alho picado sal,pimenta e azeite.
Termine com bacalhau.
Bata 2 ovos e deite por cima de tudo. leve ao forno para alourar.
Sirva decorado com azeitonas pretas e polvilhado com salsa.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Amor... muito amor para este novo ano !!!


O meu amor
Chico Buarque

O meu amor
Tem um jeito manso que é só seu
E que me deixa louca
Quando me beija a boca
A minha pele inteira fica arrepiada
E me beija com calma e fundo
Até minh'alma se sentir beijada, ai

O meu amor
Tem um jeito manso que é só seu
Que rouba os meus sentidos
Viola os meus ouvidos
Com tantos segredos lindos e indecentes
Depois brinca comigo
Ri do meu umbigo
E me crava os dentes, ai
Eu sou sua menina, viu?
E ele é o meu rapaz
Meu corpo é testemunha
Do bem que ele me faz

O meu amor
Tem um jeito manso que é só seu
De me deixar maluca
Quando me roça a nuca
E quase me machuca com a barba malfeita
E de pousar as coxas entre as minhas coxas
Quando ele se deita, ai

O meu amor
Tem um jeito manso que é só seu
De me fazer rodeios
De me beijar os seios
Me beijar o ventre
E me deixar em brasa
Desfruta do meu corpo
Como se o meu corpo fosse a sua casa, ai
Eu sou sua menina, viu?
E ele é o meu rapaz
Meu corpo é testemunha
Do bem que ele me faz


Para todos os votos de um ano cheio de Amor....