terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Seja Solidário...

Projecto De Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social





A pobreza e a exclusão social constituem um dos mais graves problemas das sociedades dos nossos dias.

Os CTT, lançaram um projecto de luta contra a pobreza e exclusão social que envolverá não só os CTT mas também um conjunto de instituições de solidariedade social.

O objectivo é fazer a ligação entre os cidadãos que querem ajudar, mas não sabem como, e as instituições que estão no terreno, a lidar com as situações no dia-a-dia, a ajudar quem mais precisa.

Como?
Fazendo a ponte entre cidadãos e instituições através da maior rede de distribuição do país, disponibilizando-a a título gratuito para o efeito. Em todo o País, os cidadãos vão ser convidados a fazer donativos em espécie a um número alargado de instituições de solidariedade social, de carácter nacional e local.

Onde?
Distribuição nas caixas de correio de todo o país de informação sobre os bens solicitados e as instituições de solidariedade destinatárias: convite para que a população se desloque às Estações de Correios para enviar os seus donativos.

Disponibilização gratuita nas Estações de Correios de caixas de transporte para os bens doados: é só colocar o bem solicitado, endereçar à instituição de solidariedade seleccionada e enviar. Estas caixas de transporte chegarão ao seu destino através da rede de distribuição dos CTT.

Quando?
De 1 de Dezembro de 2008 a 31 de Agosto de 2009, os cidadãos vão ser convidados a fazer donativos em espécie a quem mais precisa.
Face à aproximação do Natal os CTT decidiram antecipar a recepção de donativos para as Instituições em uma semana, na Praça dos Restauradores em Lisboa, onde abriram uma tenda da solidariedade CTT, já a partir de 26 de Novembro e até 6 de Janeiro de 2009, durante 45 dias seguidos, das 12H00 às 20H00, incluindo fins de semana e feriados. Esta tenda de recepção de donativos terá o atendimento assegurado por voluntários CTT que darão informações, distribuirão folhetos informativos e disponibilizarão gratuitamente embalagens exclusivas destinadas a acondicionar os bens que os lisboetas solidários queiram oferecer a quem mais precisa, através das Instituições de Solidariedade referenciadas.
A nível local, serão feitas campanhas mensais, para instituições locais com necessidades prementes a colmatar. A mesma mecânica, um concelho/distrito específico, durante um período de tempo limitado.

Com esta iniciativa pretendem os CTT mobilizar a população para um movimento nacional, democratizando a solidariedade ao permitir que qualquer cidadão possa ajudar as instituições em causa.

Para ajudar, só precisa de ter uma caixa de correio.

2 comentários:

seja solidario disse...

Desculpa corrigir.te Vanda,mas o bem nao e solicitado, mas sim o que podermos doar para a associaçao que mais se ajustar o bem.bjs.Manuela Esteves

vandaff disse...

Olá Manuela e muito obrigado pela atenção.
Ao fazer hoje a minha doação nos Ctt consultei uma lista existente com os bens que cada instituição tem mais necessidade e contribui para as instituições que pretendi doando aquilo que lhes faz mais falta.
Por isso ter escrito a palavra " solicitado".
E como a Manuela disse tudo o que se poder doar segue para as instituições que mais se ajustar o bem.
Bjs
Vanda Fernandes