quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Lombo de Porco à Mari Carmen...


A bem da verdade, todos os dias destas duas ultimas semanas o cardápio do jantar tem sido muito constante ... Prato principal... Sopa.

Vou variando, o que já não é mau, os ingredientes, assim, e como não gosto de fazer sopa para a semana todo, todos os dias têm se tem comido uma sopinha diferente. A ciência, nenhuma. O segredo, népia, como diz o meu mais novo. Já para não falar da inspiração, que essa então anda a baixo de zero.

Tudo isto, para vos dizer, que recebi um ultimato dos comensais cá de casa...

Será que podemos voltar a comer carne? Ou estamos entrando numa onda de vegetarianismo forçado?


Ok.. Ok... percebi a mensagem e confesso que um pouquinho de carne também já me anda a fazer falta...


Assim mãos á obra, ou melhor, pés ao caminho e direitinha ao talho encontrei-me num impasse...

O que fazer?


Desde que comprei a minha Bimby, ando para experimentar fazer uma receita do livro base que a acompanha e que tenho ouvido alguns elogios. " Lombo à Mari Carmen..."


Ficou assim resolvida a questão, para o jantar iríamos ter:


Lombo de Porco à Mari Carmen

1 Kg de lombo de porco; 1 kg de cebolas ( coloquei duas cebolas grandes +/- 600gr.); 3 colheres de mostarda; 1 colher de sopa bem cheia de mel; 40 gr. de vinho do Porto; 100gr. de azeite; sal q.b.; ervas aromáticas a gosto.

Coloquei o lombo no recipiente da Varoma e salpiquei-o com um pouco de sal e ervas aromáticas a gosto, reservei. No copo, deitei a cebola e piquei 5 seg. vel.4 . Adicionei o azeite e mais um pouquinho de sal, coloquei a varoma por cima e programei 60 min. Temp. varoma, Vel.1. No final do tempo retirei o lombo, cortei-o ás fatias e voltei a colocar na varoma mais 15 min. temp. varoma vel. 1 para ficar bem passado, como nós gostamos cá em casa. No fim retirei o lombo e coloquei-o numa travessa ( convém manter quente).

Para o molho: juntei á cebola que estava no copo os outros ingredientes: mostarda, mel, vinho do Porto e programei 5 min. temp. 50º, vel. 2.

Servi o lombo regado com o molho e acompanhei com um arroz branco.

Fácil e super delicioso, o molho fica divinal meio adocicado, devido ao mel.

P.S. Esta receita também resulta se fizer num tacho, dá mais trabalho mas fica igualmente bom ou então pode sempre comprar a sua Bimby.... se não sabe como fale comigo!!!

Sem comentários: