segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Dia Europeu da Segurança Rodoviária


13 de Outubro comemora-se o dia Europeu da Segurança Rodoviária, simbolizada com uma mega operação, que visou a verificação das condições de segurança em que são transportadas os mais pequenos. Foram vários os pontos, um pouco por todo o país, onde se observaram, principalmente junto a estabelecimentos de ensino, as brigadas de fiscalização.
É de louvar esta campanhas de sensibilização para os cuidados a ter quando se transporta crianças.
Ficam aqui alguns conselhos.

10 CONSELHOS PARA UMA VIAGEM MAIS SEGURA!

1. Utilize sempre uma cadeirinha para os seus filhos em todas as viagens de carro. Os acidentes podem acontecer mesmo em percursos pequenos, dentro das cidades e a velocidades baixas.
2. Antes de iniciar a viagem verifique que a cadeira está bem fixa ao automóvel (sem folgas na fixação) e ajuste os cintos internos.
3. Guarde as malas, mochilas e outros objectos na bagageira do carro ou noutros compartimentos fechados ou onde possam ir presos.
4. Adeqúe a velocidade às condições existentes (estado da estrada, climatéricas, visibilidade) e ao ambiente envolvente. Reduza a velocidade para, no mínimo 30 km/h, perto de escolas e zonas residenciais.
5. Dê prioridade de passagem aos peões e não estacione em cima dos passeios ou em segunda fila. Não obrigue crianças, idosos, famílias com carrinhos de passeio, cegos ou pessoas que se deslocam em cadeiras de rodas, a usar a estrada para se deslocar.
6. Em viagens longas, faça paragens frequentes para as crianças brincarem e beberem água. Aproveite também para descontrair e descansar.
7. Nunca deixe as crianças sozinhas no carro mesmo que estejam a dormir. Poderão acordar assustadas e tentar sair.
8. Garanta que todos os adultos utilizam cinto de segurança e regule o encosto de cabeça (deve ficar acima da linha dos olhos).
9. Em passeios a pé dê o exemplo: ande do lado esquerdo da estrada de frente para os carros,atravesse nas passadeiras e em locais com boa visibilidade, utilize materiais reflectores nas roupas e mochilas.
10. Em passeios de bicicleta utilize o capacete e restante equipamento de protecção, nomeadamente, materiais e equipamentos que aumentem a visibilidade da bicicleta. Se circula com crianças prefira locais onde não exista trânsito automóvel.
Seja Cumpridor e Boa Viagem !!!

Sem comentários: