domingo, 8 de junho de 2008

Risoto de Camarão com Açafrão...



Este foi o risoto que eu fiz para o jantar no dia de aniversário do meu filho Bruno, foi a primeira vez que fiz risoto de camarão e fiquei bastante satisfeita com o resultado.
Apesar de ser um prato que requer algum cuidado a fazer, basta ter um pouco de paciência e carinho para o resultado sair perfeito.
Aqui vai a minha receita, é simples e fica bem saborosa....
Primeiro cozi 1 kg. de camarão com casca, do 15/20, numa panela com água, a cobrir o camarão, com sal, uma cebola com casca bem lavada, 2 dentes alho também com casca , uma folha de louro e um bom ramo de cheiros verdes.
Deixei o camarão cozer por apenas 5 a 6 minutos, retire-o da água e passei-o por água bem fria para que ele não ficar bem rijinho, depois de frio descasquei-o e reservei-o para a decoração. Coei a água da cozedura e também reservei, numa panela que coloquei em lume brando para a manter bem quente.
Numa frigideira, aqueci um pouco de azeite e coloquei para alourar 800 gr. de miolo de camarão deixei fritar por uns 3 a 4 minutos e reservei.
Numa panela coloquei mais um pouco de azeite e piquei uma cebola e 2 dentes de alho, deixei refogar ligeiramente e coloquei o arroz arbóreo ( conte uma chávena para cada 2 pessoas ) e deixei fritar um pouco, juntei então o açafrão, a gosto, 1 folha de louro e um copo de vinho branco mexendo até que ele se evaporasse. Depois é começar o processo de ir colocando, pouco a pouco, o caldo da cozedura do camarão.
Quando o arroz estava quase no ponto, juntei os camarões que fritei ligeiramente, acertei os temperos; açafrão, sal e pimenta.
Para terminar reguei com um pouco de azeite e salsa picadinha. Decorei com os camarões grandes que tinha reservado e servi de imediato.
Espero que gostem e bom apetite....

Sem comentários: