domingo, 17 de fevereiro de 2008

Dia de Chuva.... dia de !!!

Chuva, chuva e mais chuva !!!

A realidade é que ela faz falta, que este ano principalmente, pois estamos em ano de seca e antevê-se um Verão muito complicado.

Tudo isto são, sem dúvida, factores importante e por isso nada melhor do que receber estes dias sem muito aborrecimento.

Domingo chuvoso e cinzento, combina perfeitamente com, dia passado em casa, de preferência com pijaminha quentinho vestido e com cheiro a bolo para acompanhar um cházinho pela tarde.

Hoje, aproveitando um desses dias, já que não parou de chover o dia todo e com vontade de fazer um lanchinho diferente, aproveitei para fazer algo que há muito queria experimentar...Pão!!!


Depois de alguma pesquisa, decidi fazer uma receita de um pão recheado que tenho escrita num dos meus mais antigos cadernos e que provavelmente foi retirada de alguma revista culinária.



Ingredientes da massa

300 gr de farinha de trigo
200 gr de farinha de milho
2 ovos
1 chávena de leite morno
1/3 chávena de óleo
2 colheres ( chá ) de sal fino
2 colheres de ( sobremesa ) de açúcar
30 gr de fermento biológico ( eu usei 2 carteirinhas de fermento desidratado da Vahiné )


Bati no liquidificador, os ovos, o leite, o óleo, o sal, o açúcar e o fermento.
Depois de bem batido ( 2 a 3 minutos ), coloquei a mistura num recipiente e fui juntando as farinhas a pouco e pouco. Amassei até obter uma massa lisa e que se desprende bem das mãos, ao amassar pode ser necessário juntar um pouco mais de farinha.
Cobri com um pano e deixei levedar por uma hora.
Depois desse tempo a massa cresce e fica bem fofa. Abri-a com o rolo e recheei-a com fatias de queijo, peito de peru defumado desfiado, fatias de mortadela com azeitona e queijo mossarela ralado. Enrolei, tipo torta, pincelei com 1 gema de ovo batida misturada num pouco de água e polvilhei com oregáno ( lembrei-me que ficaria óptimo com gergelim, mas infelizmente não tinha) coloquei numa assadeira forrada com papel vegetal e deixei descansar mais um pouco 10 1 5 minutos. Depois foi só levar ao forno pré - aquecido a 180º C até ficar bem douradinho.



E aqui estão bem no momento, quando estavam a sair do forno !!!


A massa deu para fazer dois grandes e ainda esse em forma de croissant, que os miúdos adoraram...

O pãozinho estava uma delicia, todos adoraram e acompanhado de uns sumos de frutas naturais deu um maravilhoso lanche - ajantarado, tão habitual cá em casa aos domingos...


2 comentários:

Amor eSabores disse...

que belo aspecto!também já lanchava...bjs

vandaff disse...

amor e sabores

e garanto que o aspecto faz juz ao sabor...
aproveito para lhe dar os parabéns pois seus bolos são muito bonitos.
apareça sempre...
bjs.
vanda fernandes