sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Caril de Gambas...

Considero-me um bom garfo, embora exista algumas coisas que apreciou menos, são felizmente pouquissimas as coisas de que não consigo comer de todo: favas, couves de bruxelas, anchovas e iogurtes de morango.

Por outro lado, existem imensas iguarias, algumas delas inexplicavelmente, das quais gosto imenso. Neste conjunto, estão incluídos todos os pratos que levem caril.
Apreciou principalmente o aroma que esta especiaria confere á comida e a cor apelativa que transmite aos alimentos.


Assim, com uns camarões a precisarem de ser consumidos, aproveitei para fazer para o almoço um caril de camarão, numa versão muito simples mas que eu adoro.


Camarões cozidos e descascados, Alho e cebola bem picadinhas, 2 colheres (sopa ) de caril em pó,
1 colher ( chá ) de vinagre ( usei vinagre de cidra),
1 colher (sopa) de coco ralado, 1 lata de leite de coco, Azeite q.b. Gengibre ralado, sal e pimenta a gosto, Picante ( opcional )

Aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até ficarem translúcidos, em seguida acrescente o gengibre ralado e deixe cozinhar um pouco. Adicione o caril, o vinagre o sal, envolvendo bem. Acrescente o leite de coco para diluir a mistura e o coco ralado. Rectifique os temperos e deixe apurar um pouco, para que os sabores se intensifiquem. Por fim junte os camarões descascados e deixar cozinhar mais uns 10 minutos.

Sirva acompanhado de arroz branco ( eu gosto de usar o basmati ).

Bom apetite

Sem comentários: