segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Peru Recheado... mas qual?

Para mim, esta semana começa os preparativos para o menu de Natal, para que na hora certa não falte nada. Com o menu já delineado e pensado está na altura de verificar a despensa, verificar os ingredientes em falta ir ás compras. Este Natal decidi fazer uma mudança no cardápio e em vez de cabrito assado no forno para o almoço do dia de Natal, vamos ter um peru recheado.
Depois de várias pesquisas, para achar um recheio que agrade à maioria, o que nem sempre é fácil, encontrei duas receitas que me pareceram ser perfeitas para agradar à família no geral.

Uma delas retirei-a da revista Mulher Moderna nº 57 de Dezembro de 2000, a outra foi-me carinhosamente enviada pela minha amiga Sandra, à qual deixo um enorme beijinho.

Ambas são com castanhas e me parecem verdadeiramente uma delicia.

Vamos ver por qual me decido, mas pensado também que esta dúvida pode ser a de muitas de vós, aqui vai as receitas para dar uma ajudinha.


Peru Recheado

Para ambas as receitas, coloque o peru a marinar com sal, uma laranja e um limão abertos ao meio, vinho branco, um pau de canela, cravinho e tomilho. Deixe marinar, por cerca de 48 horas.
Recheio de castanhas e miúdos
Leve ao lume 2 colheres (sopa) de manteiga com 2 dentes de alho picadinho, junte os miúdos do peru e refogue. Adicione 2,5 dl de leite, deixe ferver e retire do calor. junte 0.5 kg de castanhas cozidas sem pele, adicione 2 ovos, pão ralado q.b. ( para dar a liga) e salsa a gosto. Tempere com sal e pimenta a gosto e envolva tudo até formar uma pasta consistente. Recheie o peru com esta pasta, ate com fio de cozinha e coloque num tabuleiro. Regue o peru com 4 colheres de manteiga
e leve ao forno a 190º c, por cerca de 3 horas. Vá verificando com um espeto a cozedura e quando a carne verter um liquido claro é porque está assada.
Recheio de castanhas e pinhões
Umas horas antes tempere o peru com uma pasta de azeite, margarina, alhos, louro, colorau, e um pouco de vinho branco. Deixe repousar.
Faça um refogado com 2 colheres de (sopa) de azeite, 1 cebola, 2 dentes de alho picado, um pouco de polpa de tomate ou 2 tomates maduros bem picadinhos e uma folha de louro. Adicione 150 g de carne picada ( vaca e porco ), tempere com sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar um pouco, Junte-lhe depois 100 gr de castanhas cozidas sem pele partidas ao meio e por fim 50 gr de pinhões. Envolva tudo muito bem e recheie o peru, ate-o com fio de cozinho e coloque-o num tabuleiro e regue com vinho branco. Deixe assar.

Brevemente darei vários acompanhamentos para servir com estas receitas.
P.S. de certo que depois colocarei aqui a foto do meu peru, pois a foto que aparece agora foi retirada do site http://www.paparoka.com/ .

Sem comentários: