quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Sopa... aquece até a alma

Pertenço ao grupo de pessoas que com o frio não dispensam uma sopa e que têm como regra consumi-la quente, bem quente, pois só assim aqueço até a alma.
A verdade é que gosto de sopa, mas não sou amante de sopas "entulhadas", como eram chamadas pela minha avó, aquelas que ao por a colher dentro ela consegue ficar de pé. Não, realmente não me fascina esse tipo de sopas, sou muito mais apreciadora dos cremes suaves que ao mesmo tempo conseguem ser bastante nutritivos.

Por outro lado, consigo por a família toda a comer um ou outro legumes que de outra maneira não lhes tocariam.
Um pequeno truque que em minha casa resulta muito bem.
Um desses legumes é sem dúvida a courgette. Legume de sabor suave é bastante rico em água ( 95%) por isso pouco calórica e que usada nas sopas confere-lhes um toque aveludado.

Hoje para o jantar saiu esta sopa que é bastante saborosa.

Sopa Creme de Courgettes

Para esta sopa vai necessitar de 0.5 Kg de courgettes, 60 g de manteiga, 1 alho francês, 0.5 Kg de batatas, 0.5 dl de natas, 2 gemas e sal q.b.

Limpe o alho francês e corte-o em pedacinhos. Numa panela, leve-os ao lume com a manteiga e deixe refogar sem alourar. Junte depois as courgettes, lavadas e cortadas em pedaços. Cubra com água, tempere com sal e deixe cozer. Depois de estar cozido, retire do lume e passe com a varinha mágica. À parte, numa tigela misture as gemas com as natas e um pouco do puré e mexa bem. Adicione esta mistura à sopa, rectifique o sal e leve de novo ao lume para aquecer bem, mas sem deixar ferver. Sirva decorada com um pouco de natas por cima.

Sem comentários: