quarta-feira, 14 de novembro de 2007

O Nosso Magusto

Dia 11 de Novembro foi dia de São Martinho e como manda a tradição ; ir á adega e provar o novo vinho...

Bem adega propriamente não mas provar o novo vinho isso não faltou.


Dia bem passado na companhia de um bom grupo de amigos onde não faltou boa disposição e claro a boa comida . Um menu recheado de apetitosas entradas e onde a rainha da festa foi sem duvida uma magnífica paelha confeccionada a lenha que lhe confere um gosto único.














Bons momentos passados....



















A famosa paelha


Aqui fica a receita ( sem medidas pois foi feita um pouco a olho ).



Esta paella deu bem para 10 pessoas ela é bem grande.



INGREDIENTES:
Arroz
Frango ,Lombo de porco e uma tira de entrecosto tudo cortado em pedaços médios
Camarões cozidos : grandes com casca e médios descascados
Lulas cortadas em rodelas (que não coloquei)
Ameijoas com casca bem lavadas
Pimentão vermelho
Limões
Cebola grande bem picadinha
Dentes de alho picados
Açafrão;pimenta e sal qb.
Azeite extra virgem
Caldo efectuado com 1L da água de cozer o camarão mais 1L de água e açafrão
( em falta desta pode fazer com dois caldos de marisco derretidos em 2l água e juntar açafrão)


PREPARAÇÃO:
Corte e tempere as carnes com sal, pimenta e alho, reserve. Coza os camarões em água e sal ( guarde a água da cozedura ) e descasque os camarões médios e reserve. Reserve os camarões maiores com casca para enfeitar no fim. Limpe as lulas, retirando a pele e corte em anéis. Lave bem as ameijoas e ponha em água a ferver até abrirem. Descarte as que permanecerem fechadas. Corte o pimentão vermelho em tirinhas . Pique a cebola e o alho. Faça um caldo com 1L da água de cozer o camarão , 1l de água e acrescente o açafrão deixe ferver 2 a 3 minutos. Faça um fogo de lenha na churrasqueira e coloque uma "paellera" de ferro sobre uma grelha deixando aquecer. Coloque azeite. Inicialmente doure os pedaços de carne de porco a seguir o frango.Leve-os para um lado da paellera e refogue a cebola e o alho. Acrescente as lulas e deixe cozinhar por alguns minutos. Coloque o arroz mexendo suavemente por alguns minutos. Acrescente o pimento e mexa mais um pouco. Vá colocando aos poucos o caldo, mexendo sempre suavemente para misturar os ingredientes. Coloque as ervilhas e corrija o sal. Coloque os camarões médios e as ameijoas. Cuide neste ponto para que o fogo fique mais fraco, controlando a quantidade de lenha. Por fim quando a arroz estiver cozido decore a paella com os camarões grandes e os limões cortados em rodelas. Deixe descansar por alguns minutos. Regue com um pouco de azeite e saboreie.

PS: Deixo aqui um muito obrigado a todos por um dia magnífico e um beijinho muito especial á minha amiga Sandra que como sempre é fantástica .

Sem comentários: